Para discutir projetos voltados ao manejo do açaí e cultivo dos cupuaçuzeiros no Pará como propulsores de desenvolvimento regional, será realizada a sessão especial “Cadeias produtivas do açaí e cupuaçu: desafios e oportunidades”. O evento ocorre na próxima quinta-feira (19), às 10 horas, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). De autoria do deputado Bordalo, a sessão contará com a apresentação e discussão de dois projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Pará, voltadas ao manejo e cultivo dos frutos.
O manejo dos açaizais nativos gera maior produtividade, renda e outras possibilidades positivas para a vida dos produtores, suas famílias e as comunidades onde são instalados. Por meio do manejo, possibilita-se o aumento da produtividade, menor esforço e maior segurança do produtor e conservação da biodiversidade com maior garantia de geração de outros bioprodutos.
Uma das linhas do projeto com o açaí é capacitar pessoas da comunidade para atuarem como facilitadores na socialização das tecnologias sustentáveis com as comunidades do entorno. Além disso, um dos objetivos da sessão é apresentar a experiência dos espaços físicos já constituídos, por meio da Embrapa e do projeto Manejaí, que auxiliam na organização comunitária e produtiva, com o compartilhamento das novas tecnologias desenvolvidas pela instituição, gerando o fortalecimento das cadeias produtivas baseadas na biodiversidade no Estado do Pará. O projeto Manejai atua nos municípios de Belém, Abaetetuba, Acará, Portel, Melgaço e Breves.
Já o kit clonal Cupuaçu 5.0, nova tecnologia lançada pela Embrapa no mês de maio, reúne cinco cultivares do cupuaçuzeiro que apresenta alta produtividade de polpa e amêndoas, além de boa resistência à principal doença do fruto, popularmente conhecida como vassoura-de-bruxa, um fungo com alta incidência na região amazônica e presente em quase 100% dos cultivos paraenses. Portanto, o aumento da produtividade dos plantios poderá ser significativo à medida que as cultivares sejam incorporadas ao plantio, fortalecendo uma cadeia com grande potencial de expansão, tanto com o mercado da polpa, quanto mais recentemente, o de amêndoas, que desponta pela produção do cupulate, produto semelhante ao chocolate, e extração da manteiga, usada nas indústrias de alimentos e de cosméticos.
A Sessão será transmitida ao vivo TV e Rádio Web Alepa, pelo Portal www.alepa.pa.gov.br. A transmissão pode ser acompanhada ainda pelo canal a cabo (Canal 14 – Roma Cabo) ou pela TV Aberta (8.2 – UHF/Digital) com alcance na região metropolitana de Belém.
Serviço:
Sessão especial: “Cadeias produtivas do açaí e do cupuaçu: desafios e oportunidades”
Data: 19/05/2022
Hora: 10h
Local: Auditório João Batista- 2º andar- Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA)- Rua do Aveiro, 130- Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha