Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA participa de seminário deslocamentos compulsórios em Altamira

Foto: Agência Brasil

Deslocamentos compulsórios estão entre as consequências do processo de instalação de grandes projetos, sejam eles de infraestrutura, mineração ou agronegócio. Para debater o tema o deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC-ALEPA), participará do seminário sobre reparação integral de danos e normativas para proteção de direitos de populações deslocadas por grandes projetos na Amazônia Paraense, a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 12, em Altamira, no auditório da FUNAI.

A Comissão de Direitos Humanos da ALEPA integra a frente de trabalho para discussão de estratégias de proteção de direitos em casos de deslocamentos compulsórios, além do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ministério Público (MPPA) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

Tramita na ALEPA um projeto de lei, de autoria do presidente da CDHDC, que estabelece a criação de uma Política Estadual de Direitos para Pessoas Atingidas por Barragens e que visa o planejamento para organizar e nortear a execução de ações de proteção social voltadas à garantia de direitos e de condições dignas de vida para a população direta ou indiretamente atingida pela construção de barragens, assim como orienta sobre o cadastro de atingidos, formas de reparação, e ainda propõe a criação de um Fundo Estadual para tratar desses direitos.

As populações atingidas, removidas ou não de suas casas, enfrentam um conjunto de impactos sociais, econômicos e ambientais que colocam em risco a manutenção de seus modos de vida. Em Altamira a instalação da hidrelétrica de Belo Monte acarretou diversos problemas sociais, além dos deslocamentos, aumento da violência, escassez de serviços públicos, relocação urbana desorganizado, inadequado e pouco transparente, entre outras problemáticas.

Além de Altamira o deputado também participará do evento em Santarém, nesta sexta-feira (14). Em março a rodada de seminários será em Marabá, Barcarena e Belém, e contará com a presença de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, além de pesquisadores do tema.

SERVIÇO:

DATA: 12/02/2020

LOCAL: Auditório da Funai – Travessa Pedro Lemos, 110 – Altamira

ASCOM: 91 99319 8959 / 91 98113 7998 (Lilian Campelo)



Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.