Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA participa de seminário deslocamentos compulsórios em Altamira

Foto: Agência Brasil

Deslocamentos compulsórios estão entre as consequências do processo de instalação de grandes projetos, sejam eles de infraestrutura, mineração ou agronegócio. Para debater o tema o deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC-ALEPA), participará do seminário sobre reparação integral de danos e normativas para proteção de direitos de populações deslocadas por grandes projetos na Amazônia Paraense, a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 12, em Altamira, no auditório da FUNAI.

A Comissão de Direitos Humanos da ALEPA integra a frente de trabalho para discussão de estratégias de proteção de direitos em casos de deslocamentos compulsórios, além do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ministério Público (MPPA) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

Tramita na ALEPA um projeto de lei, de autoria do presidente da CDHDC, que estabelece a criação de uma Política Estadual de Direitos para Pessoas Atingidas por Barragens e que visa o planejamento para organizar e nortear a execução de ações de proteção social voltadas à garantia de direitos e de condições dignas de vida para a população direta ou indiretamente atingida pela construção de barragens, assim como orienta sobre o cadastro de atingidos, formas de reparação, e ainda propõe a criação de um Fundo Estadual para tratar desses direitos.

As populações atingidas, removidas ou não de suas casas, enfrentam um conjunto de impactos sociais, econômicos e ambientais que colocam em risco a manutenção de seus modos de vida. Em Altamira a instalação da hidrelétrica de Belo Monte acarretou diversos problemas sociais, além dos deslocamentos, aumento da violência, escassez de serviços públicos, relocação urbana desorganizado, inadequado e pouco transparente, entre outras problemáticas.

Além de Altamira o deputado também participará do evento em Santarém, nesta sexta-feira (14). Em março a rodada de seminários será em Marabá, Barcarena e Belém, e contará com a presença de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, além de pesquisadores do tema.

SERVIÇO:

DATA: 12/02/2020

LOCAL: Auditório da Funai – Travessa Pedro Lemos, 110 – Altamira

ASCOM: 91 99319 8959 / 91 98113 7998 (Lilian Campelo)



Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.