Foto/Divulgação: Ascom Bordalo
O Deputado Bordalo (PT) , Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa protocolou requerimento em fevereiro (23) solicitando Sessão Especial em homenagem aos 30 anos do Movimento Atingidos por Barragens (MAB).
O MAB tem uma história de resistência diante do impacto de grandes projetos nas áreas rurais. Nasceu na década de 1980, por meio de experiências de organização local e regional, enfrentando ameaças e agressões sofridas na implantação de projetos de hidrelétricas.
Leia Mais: Limoeiro do Ajuru vive retrocesso, diz Bordalo sobre paciente levado em carrinho de mão ao hospital
A barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. Utiliza-seo abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica, etc.
As reivindicações do Movimento, incluem a criação de uma política nacional de direitos dos atingidos por barragens e defendem a formação de um auxílio para reparar os danos causados na vida das pessoas afetadas pela construção dessas barreiras artificiais.
Na última terça-feira(16) o Deputado Bordalo realizou um encontro virtual com lideranças do MAB que atuam no Pará e parceiros de luta do Movimento, como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Central Única dos Trabalhadores (CUT)e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o encontro foi transmitido pelas redes sociais do deputado.