Presidente da CDH-Alepa propõe sessão especial para os 30 anos do Mab

Movimento dos Atingidos por Barragens surgiu no fim da década de 80 pela defesa dos direitos das pessoas atingidas pela construção de barragens
Foto/Divulgação: Ascom Bordalo

O Deputado Bordalo (PT) , Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará-Alepa protocolou requerimento em fevereiro (23) solicitando Sessão Especial em homenagem aos 30 anos do Movimento Atingidos por Barragens (MAB). 

O MAB tem uma história de resistência diante do impacto de grandes projetos nas áreas rurais. Nasceu na década de 1980, por meio de experiências de organização local e regional, enfrentando ameaças e agressões sofridas na implantação de projetos de hidrelétricas.

Leia Mais: Limoeiro do Ajuru vive retrocesso, diz Bordalo sobre paciente levado em carrinho de mão ao hospital

A barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. Utiliza-seo abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica, etc.

As reivindicações do Movimento, incluem a criação de uma política nacional de direitos dos atingidos por barragens e defendem a formação de um auxílio para reparar os danos causados na vida das pessoas afetadas pela construção dessas barreiras artificiais.

Na última terça-feira(16) o Deputado Bordalo realizou um encontro virtual com lideranças do MAB que atuam no Pará e parceiros de luta do Movimento, como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Central Única dos Trabalhadores (CUT)e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o encontro foi transmitido pelas redes sociais do deputado.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.