O Deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, a implantação de uma Policlínica Itinerante em Bujaru para levar atendimento ambulatorial para tratamento da Covid-19 no município paraense.
O parlamentar recebeu apelo de moradores do município por e-mail e mensagens através das redes sociais do deputado. Nesta terça-feira (16), em sessão ordinária da Alepa, Bordalo protocolou Moção à mesa diretora formalizando o pedido.
Leia mais: Bordalo apresentou 110 propostas na Alepa contra covid-19
Segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica da SESPA, foram registrados 38.3704 casos confirmados da COVID-19 e 9.374 óbitos. Apesar de Belém e região Metropolitana serem o epicentro da pandemia no Estado, o coronavírus está se espalhando pelo interior do Pará de forma acelerada. Os 144 municípios já possuem casos notificados da doença, muitos com inúmeros óbitos registrados.
Os serviços realizados pelas Policlínicas itinerantes, levando atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas com sintomas da Covid-19 no interior, pode ser considerado condição essencial para evitar que a doença se agrave e que a população necessite de mais leitos de UTI, respiradores, o que para alguns municípios, será impossível fazer frente a esta demanda, como é o caso do município de Bujaru, que já tem registrado 960 casos da doença, 27 óbitos e 2.81% de letalidade.
Com a instalação das Policlínicas Itinerantes (móveis), a perspectiva é de que a demanda dos hospitais públicos e particulares de Belém diminua.
A solicitação do deputado Bordalo será comunicada, por meio de ofício, à Casa Civil, à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração e Prefeitura e Câmara Municipal de Bujaru