Parlamentar propõe semana dedicada à segurança no trabalho

Sem categoria
Blog do Bordalo 18042017125926

O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará, apresentou nesta terça-feira, dia 18, um projeto de lei que institui a última semana do mês de abril como uma semana dedicada à segurança no trabalho no Estado.

A Semana Verde será voltada à discussão da saúde, segurança e prevenção de riscos no ambiente de trabalho, com a realização de atividades e mobilizações com o objetivo de sensibilizar a população, os poderes públicos e a sociedade civil organizada para a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com foco em conscientização, prevenção, assistência e proteção.

Serão desenvolvidas atividades de modo integrado com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como iluminação de prédios públicos com luzes de cor verde, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos. O símbolo da campanha será as mãos coloridas utilizadas na Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

A cada ano, 2,3 milhões de pessoas morrem em virtude de doenças adquiridas no exercício de suas funções. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 860 mil pessoas sofrem algum tipo de ferimento decorrente de um acidente de trabalho diariamente. Esses acidentes geram custos globais, diretos e indiretos, de até 2,8 trilhões de dólares por ano.

Com pagamento de benefícios e indenizações por acidentes e doenças do trabalho, registros do INSS do ano de 2015 apontam um gasto de mais de R$ 10 bilhões. No Estado do Pará, o número de acidentes de trabalho não para de crescer. De acordo com o Boletim Estatístico Regional do Ministério da Previdência Social, o Pará é o estado com o maior número de casos de acidentes de trabalho na Região Norte do Brasil. Foram registrados 31.275 acidentes de trabalho em 2014 na região Norte, 12.149 deles no Pará. Entre os casos registrados em Belém no ano de 2014, o Tribunal Regional do Trabalho avaliou que 1.317 poderiam ter sido evitados.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo