Moradores de Juruti, solicitaram ao deputado Bordalo a instalação de uma unidade permanente do Corpo de Bombeiros Militar no município. O parlamentar atendeu o apelo e protocolou uma Moção N° 1014 à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em sessão ordinária de terça-feira (26).
A proposição pede o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Prefeitura Municipal de Juruti, em caráter de urgência, além de providências para a instalação de uma unidade e a implementação de ações de prevenção a incêndios nas áreas de mata do referido município.
De acordo com as informações, o município registrou um aumento alarmante das ocorrências de incêndios florestais nos últimos meses, que já somam 47 ocorrências em 2023, sendo 19 em agosto e 16 em setembro. Os incêndios foram causados por ações humanas e em grande parte pelo clima árido e o prolongado período de seca do verão amazônico.
JURUTI
Os locais mais vulneráveis incluem áreas próximas às rodovias, ferrovias e aquelas onde moradores estão envolvidos em atividades agrícolas e de roçagem. Por esse motivo, é necessário que a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros, atuem juntos para executar ações de prevenção a incêndios, compartilhando informações e educando as comunidades, no intuito de evitar novas ocorrências causadas pela ação humana.
Juruti, não possui uma unidade permanente de Bombeiros Militares em sua proximidade. A unidade mais próxima se encontra em Santarém, a mais de 200 km de distância. Por isso, diante do aumento alarmante de incêndios nos últimos meses, torna-se necessário a implantação de uma unidade permanente no município, para possibilitar a inspeção nos locais mais recorrentes, bem como, identificar e combater focos iniciais de incêndio para evitar sua propagação.
Para o deputado Bordalo é necessário que as ações do Estado de combate a incêndios florestais ocorram em conjunto com os demais órgãos, tendo em vista a necessidade de fiscalizar, investigar e responsabilizar os possíveis infratores e completa.
“Portanto, é imprescindível dar a devida celeridade que a situação requer adotando medidas eficazes e preventivas, para evitar novos episódios de incêndios florestais na região”.
Um ofício será enviado para conhecimento do gabinete do Governador do Estado, Prefeitura Municipal de Juruti, a Câmara Municipal desse município, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, ao Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública Estadual.