Lei garante Semana de Atenção ao Transtorno Afetivo Bipolar

De autoria do deputado Bordalo, a norma busca prevenir e informar a população paraense sobre o Transtorno que atinge cerca 140 milhões de pessoas no mundo
Foto/Divulgação: Reprodução site doutor jairo uol/iStock

De autoria do Deputado Bordalo (PT), foi publicada nesta quinta-feira (07), pelo Governador do Pará Helder Barbalho a Lei Nº 9.327/21 que institui a  Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), no Estado do Pará .Esta política busca dar relevância a uma doença recorrente na população, além de ser crônica e grave, apresenta comorbidades psiquiátricas e físicas que aumentam o risco de suicídio.

Oriunda do Projeto Nº 282, apresentado pelo deputado Bordalo em 2020, a lei é destinada a toda a população paraense e deve ser amplamente divulgada em toda a rede pública e privada de ensino e de saúde do Estado. A semana de conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), deverá ser realizada, anualmente, na segunda semana de setembro.

SEMANA DE ATENÇÃO AO TRASNTORNO

Publicada nesta sexta (08) no Diário Oficial do Estado, a Lei Nº 9.327/21 tem como objetivo levar ao conhecimento da população as informações sobre o Transtorno. O Transtorno Bipolar é um transtorno psiquiátrico grave, que se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, provoca alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de euforia e depressão repentinamente.

Segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), o Transtorno Bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, esse transtorno pode ser classificado nos seguintes tipos: Transtorno bipolar Tipo I, Transtorno bipolar Tipo II, Transtorno bipolar não especificado ou misto, Transtorno ciclotímico.

A lei sugere que o Poder Público, por meio de seus órgãos competentes, que podem ser feitas programações  durante a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), através de palestras, seminários, rodas de conversas, campanhas educativas em redes sociais e outros meios de comunicação.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte