fbpx

PL estabelece apoio psicológico a profissionais de saúde do PA

Profissionais da saúde precisam de apoio psicológico neste momento de pandemia. É o que propõe Projeto de Lei de autoria do deputado Bordalo
apoio psicologico
Foto: Reprodução / Vencer o Câncer

Profissionais da saúde também precisam de apoio psicológico neste momento de pandemia da Covid-19. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O PL cria uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde – LAPS, motivado pela situação de calamidade pública oficialmente decretada, causada pelo novo coronavírus. O atendimento também se estenderá aos familiares que convivem com estes profissionais, como esposa(o), companheira(o), filho(a) e pais. Outras pessoas que residam no mesmo ambiente familiar que esses profissionais terão acolhimento psicológico.

Leia mais: Bordalo sugere isenção no transporte público a profissionais da saúde do estado

Apoio psicológico

De acordo com reportagem veiculada pelo Fantástico, não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde afastados por infecção da Covid-19. Os dados são gerais, segundo o Governo Federal, o número total de infectados no país é de 38.654. O número de mortes subiu para 2.462. Nas últimas 24 horas, foram registradas 115 mortes provocadas pelo vírus. No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou o boletim desta segunda (20) às 13h e o estado registra 902 casos confirmados de covid-19, com 35 óbitos.

Diante deste cenário de enfrentamento, pressão e sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde do Estado. O parlamentar sugere o projeto para prestar acolhimento, orientação e suporte emocional necessários de um especialista em saúde mental, que estará de plantão para este fim.

Veja Mais

Rolar para cima