Foto/Divulgação: Ascom Alepa
Com o objetivo de levar conhecimento à população a respeito da saúde mental, o Deputado Bordalo (PT) apresentou nesta quarta-feira (09) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o Projeto de Lei (PL) que institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
O projeto dá relevância a uma doença recorrente na população, além de ser crônica e grave, apresenta comorbidades psiquiátricas e físicas que aumentam o risco de suicídio.
Leia Mais: PL estabelece apoio psicológico a profissionais de saúde do PA
A Semana, instituída no calendário oficial de eventos do Estado do Pará, é destinada a toda população paraense, deverá ser realizada anualmente na segunda semana do mês de setembro e com ampla divulgação em toda rede pública e privada de ensino e de saúde do Pará.
Conscientização

Segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) o Transtorno Bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, esse transtorno pode ser classificado nos seguintes tipos: Transtorno bipolar Tipo I, Transtorno bipolar Tipo II, Transtorno bipolar não especificado ou misto, Transtorno ciclotímico.
O Transtorno Bipolar é um transtorno psiquiátrico grave, que se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, provoca alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de euforia e depressão repentinamente.
Diante dessas constatações, o PL sugere atividades que podem ser desenvolvidas durante a Semana de Conscientização para fins de orientação e prevenção, com palestras, seminários, rodas de conversas, campanhas educativas em redes sociais e outros meios de comunicação.
Você precisa fazer login para comentar.