Covid-19

Farmácias na região metropolitana de Belém devem ser fiscalizadas, propõe Bordalo

A proposta é assegurar que as pessoas infectadas pelo coronavírus tenham acesso aos medicamentos
Foto: Reprodução Veja / kaio Lakaio

O deputado Bordalo solicitou nesta quarta (29), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) uma moção que cobra mais fiscalização nas farmácias de Belém e região metropolitana. ou seja, o pedido tem a intenção de garantir a fiscalização nesses estabelecimentos para assegurar que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos essenciais de combate ao novo coronavírus.

Leia mais: Bordalo solicita construção de hospital de campanha no Baixo Tocantins

Belém é o epicentro da doença, dessa forma medicamentos que ajudam no tratamento da Covid-19 estão em falta nas farmácias. O aumento na demanda destes medicamentos também se deu pela Nota Técnica divulgada pela Secretaria Estadual de saúde do Pará (SESPA) no dia 25 de abril.

A Nota fala sobre ampliação do acesso a Hidroxicloroquina, Cloroquina e Azitromicina. A Secretaria explica que os medicamentos devem ser usados apenas por pessoas acometidas de infecção pela Covid-19. O que vemos na cidade são pessoas que apresentam apenas sintomas – sem confirmação – da doença estão correndo até as farmácias e se automedicando. Vale ressaltar os riscos da automedicação que vão do aumento no risco de contágio, até uma possível internação.

A proposta do parlamentar pode beneficiar não apenas pessoas com o novo Covid-19, mas também pessoas com Lúpus e outras doenças autoimunes. A ausência de remédios como hidroxicloroquina tem gerado transtornos a esses pacientes. Além disso existem relatos que postos de saúde não suprem a demanda e houve aumento nas farmácias.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.