Farmácias na região metropolitana de Belém devem ser fiscalizadas, propõe Bordalo

A proposta é assegurar que as pessoas infectadas pelo coronavírus tenham acesso aos medicamentos
Foto: Reprodução Veja / kaio Lakaio

O deputado Bordalo solicitou nesta quarta (29), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) uma moção que cobra mais fiscalização nas farmácias de Belém e região metropolitana. ou seja, o pedido tem a intenção de garantir a fiscalização nesses estabelecimentos para assegurar que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos essenciais de combate ao novo coronavírus.

Leia mais: Bordalo solicita construção de hospital de campanha no Baixo Tocantins

Belém é o epicentro da doença, dessa forma medicamentos que ajudam no tratamento da Covid-19 estão em falta nas farmácias. O aumento na demanda destes medicamentos também se deu pela Nota Técnica divulgada pela Secretaria Estadual de saúde do Pará (SESPA) no dia 25 de abril.

A Nota fala sobre ampliação do acesso a Hidroxicloroquina, Cloroquina e Azitromicina. A Secretaria explica que os medicamentos devem ser usados apenas por pessoas acometidas de infecção pela Covid-19. O que vemos na cidade são pessoas que apresentam apenas sintomas – sem confirmação – da doença estão correndo até as farmácias e se automedicando. Vale ressaltar os riscos da automedicação que vão do aumento no risco de contágio, até uma possível internação.

A proposta do parlamentar pode beneficiar não apenas pessoas com o novo Covid-19, mas também pessoas com Lúpus e outras doenças autoimunes. A ausência de remédios como hidroxicloroquina tem gerado transtornos a esses pacientes. Além disso existem relatos que postos de saúde não suprem a demanda e houve aumento nas farmácias.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte