Covid-19

Lockdown na RMB é solicitado pelo deputado Bordalo

O parlamentar protocolou moção e o pedido será oficializado para o Governador do Pará, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública
Reprodução / Agência Pará

A Região Metropolitana de Belém (RMB) continua sendo o epicentro da disseminação pelo novo Coronavírus. Diante do crescente número de óbitos o deputado Bordalo apresentou requerimento solicitando decretação de lockdown na RMB.

O pedido será oficializado ao Governador do Pará, Helder Barbalho, ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal de Justiça do Estado e a Defensoria Pública Estadual.

O Maranhão será o primeiro estado brasileiro desde o início da pandemia de Covid-19 a adotar a medida. A partir de amanhã, dia 5 de maio, quatro cidades do Maranhão terão bloqueio de suas atividades não essenciais.

Leia mais: Alepa aprova projetos do deputado Bordalo, que tornam obrigatório o uso de máscaras no Pará

O chamado lockdow, medida de bloqueio total de atividades não essenciais, é determinada por lei ou por decisão judicial, logo não se trata de mera recomendação. Torna-se eficaz, pois reduz a curva de casos, desacelerando o contágio e ao mesmo tempo desafogando o sistema, diminuindo o crescente número da doença e de óbitos.

O requerimento apresentado pelo parlamentar se fundamenta em dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta que o Estado do Pará “apresenta um dos maiores ritmos e tendência de crescimento no número de casos por Covid-19 no Brasil. A Fiocruz aponta que o Pará registrou, entre os dias 12 e 16 de abril, um crescimento de 18% no número de casos de Covid-19”.

Ainda segundo a moção a RMB é o epicentro da doença. Até o dia 1° de maio a capital havia registrado 1.792 casos da Covid-19 e 156 mortes, ontem (03) Belém já contava com 2.087 casos e 181 óbitos. Um salto de 294 novos casos em três dias.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.