PL sugere a suspensão de juros nos empréstimos consignados durante a pandemia

A proposta foi apresentada pela bancada do PT na Alepa
Créditos: EBC

Para garantir os direitos dos servidores públicos do Pará durante a crise causada pelo novo coronavírus, a bancada do PT, representados pelos deputados Carlos Bordalo, Dirceu Ten Caten e Dilvanda Faro, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) apresentaram o Projeto de Lei N° 84/2020. O PL garante a suspensão das cobranças de parcelas de empréstimos consignados realizados por servidores públicos estaduais.

Leia mais: Bordalo apresenta seis medidas para garantir direitos básicos à população em tempo de Covid-19

De acordo com o projeto as instituições financeiras, especialmente o Banpará, ficam autorizadas a promoverem a suspensão das cobranças de empréstimos consignados. A medida vale para os servidores municipais, por meio, inclusive, de convênios firmados com municípios do Pará.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os bancos estão interessados em fazer negociações com seus usuários, conforme um levantamento parcial do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. Os valores de negociação chegam a 200 milhões. As principais negociações envolvem o vencimento de parcelas, crédito imobiliário e crédito consignado.

Apesar dos dados repassados pela Febraban a matéria publicada pelo portal de notícias UOL contrapõe o real interesse dos bancos em ajudar seus clientes durante a pandemia. No dia primeiro deste mês o setor varejista relatou o aumento de 50 a 70% de juros dos empréstimos e pessoas físicas relatam problemas em adiar o pagamento de dívidas.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte