Deputado Bordalo propõe projeto de lei para combater intolerância religiosa no Pará

Sem categoria

Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Pará o projeto de lei que busca enfrentar e combater a intolerância religiosa no estado. O projeto é de autoria do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT) presidente da Comissão de Direitos Humanos e defesa do consumidor da Alepa e propõe adoção de ações que visem eliminar a discriminação religiosa e promover a cultura de paz.

O seguinte projeto surge num momento de efervescência e fanatismo religioso, no qual muitos segmentos e expressões religiosas sofrem discriminação e preconceito quanto a suas escolhas, ideologias e crenças.

Conforme o artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988 “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. Ou seja, intolerância religiosa configura-se como a repressão à livre manifestação religiosa, bem como o assédio em ambientes de trabalho, instituições educacionais, estabelecimentos de saúde ou qualquer outro ambiente público ou privado.

De acordo com a secretaria de Direitos Humanos, as religiões de origem africana são as que mais sofrem perseguição. Segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, o número de denúncias de discriminação religiosa contra adeptos de religiões de matizes africanas no Brasil aumentou 7,5% em 2018. Foram 71 denúncias desse tipo feitas de janeiro a junho desse ano, contra 66 no mesmo período do ano passado. 

Para combater essa realidade, o projeto de lei afirma que o poder público estadual deverá garantir a liberdade e o direito de culto religioso, desenvolvendo planos e ações com ênfase no reconhecimento de identidade e fortalecimento da diversidade religiosa e social.

Entre os objetivos da lei estão: garantir o acesso e o uso democrático de espaços públicos para as manifestações, cultos e práticas de crenças religiosas assim como impulsionar e divulgar manifestações culturais de cunho religioso promovendo a parceria e cooperação entre entidades de caráter religioso; 

Além disso, propõe o mapeamento e a identificação de monumentos, edificações e espaços públicos, a segurança de bens materiais ou imateriais que tenham valor histórico, cultural ou afetivo para as comunidades tradicionais e religiosos de todas as confissões, tradições e segmentos.

A ideia é que o estado formalize um Comitê de Combate a Diversidade Religiosa, no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos (SEJUDH), a fim de promover o direito ao livre exercício de diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções. 

A formulação e implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da intolerância religiosa segue baseada na laicidade do Estado vedando a superioridade de qualquer religião em detrimento das demais expressões religiosas garantindo, por exemplo, que todos tenham direito à livre utilização de trajes e símbolos religiosos pessoais desde que não causem algum constrangimento aos outros usuários do espaço.

As ações devem ser elaboradas na finalidade de criar princípios e objetivos de combate a intolerância religiosa no Estado do Pará. Os planos de enfrentamento serão estabelecidos com base em parâmetros ambientais, regionais e socioculturais e deverão contar com a participação de órgãos governamentais e dos povos e comunidades tradicionais envolvidos na temática. 


Assista o pronunciamento do deputado na tribuna aqui. 

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.