fbpx

Alepa empossa Helder Barbalho como governador do Pará



O governador eleito Helder Barbalho e o vice – governador Lúcio vale tomaram posse oficialmente, no plenário “Newton Miranda”, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), durante solenidade nesta terça – feira (01/01).

Ao chegar no Parlamento Paraense, Helder foi recebido na sala da presidência por uma comissão de deputados e pela presidente do Poder Legislativo Estadual em exercício, deputada Cilene Couto. Após a recepção oficial, seguiram em direção ao plenário, onde foi realizada a solenidade.

A mesa oficial foi composta pela presidente em exercício da Alepa, a deputada Cilene Couto; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, José Maria Teixeira do Rosário; o senador da República Jader Barbalho; a deputada federal Elcione Barbalho, o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis; a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, conselheira Lourdes Lima; e o quarto secretário da mesa diretora da Alepa, deputado Soldado Tércio.

A cerimônia foi conduzida pela deputada Cilene Couto, seguindo o protocolo. Em seu discurso, Cilene Couto destacou os desafios do Pará e reforçou a união em prol de um estado melhor para todos.

“A Alepa está reunida em Sessão Solene destinada a cumprir a vontade do povo do Pará e empossar o governador e vice-governador para o próximo quadriênio. A Constituição do Estado do Pará, confere ao Poder Legislativo a prerrogativa de empossar o chefe do Poder Executivo. Isso decorre de sua própria natureza, haja vista que o Parlamento do Pará é um mosaico que reflete, sobretudo, e verdadeiramente a realidade do nosso povo, uma vez que seus membros têm origem das diferentes regiões do Pará. Temos que  ter a  consciência da grande responsabilidade de acerca e dos imensos desafios que deverá enfrentar, e no caso do Pará, temos que ter consciência de que são gigantescos, proporcionais ao tamanho do Pará.  É chegada a hora de esquecermos as diferenças  e trabalharmos para um estado melhor para todos, evidenciou.         

Após fazer o juramento e assinar o livro de posse, Helder Barbalho fez o primeiro pronunciamento como governador.   

“Venho aqui publicamente dizer do meu desejo de construí junto com essa Casa, junto com a sociedade, um Pará melhor e mais justo. A sociedade espera de cada um de nós, que esse estado tão rico e tão belo,  possa fazer com que sua beleza e a sua riqueza represente qualidade de vida  para a nossa gente. É absolutamente incompreensível  que estejamos vivendo dias de guerra urbana e conflitos rurais, onde a cada instante irmãos nossos perdem suas vidas. Quero aqui, portanto, reafirmar o meu compromisso em trabalhar diuturnamente junto com os secretários, colaboradores, com cada servidor público desse estado, para que possamos no decorrer deste tempo tocar efetivamente na vida das pessoas, proporcionando geração de emprego, geração de renda, justiça social e uma vida melhor aos paraenses”, destacou.

Vários deputados estaduais participaram da solenidade de posse, dentre eles, o Soldado Tércio, Martinho Carmona, Jacques Neves, Sidney Rosa, Luth Rebelo, Renato Ogawa, Iran Lima, Chicão, Ana Cunha, Gesmar Costa, Júnior Hage, Carlos Bordalo, Raimundo Santos, José Scaff, Raimundo Belo, Ozório Juvenil, Antonio Tonheiro, Haroldo Martins, Celso Sabino e Dr. Wanderlan.

Os deputados federais José Priante e Beto Faro também estiveram presentes. Alguns deputados eleitos para a nova legislatura também prestigiaram a posse: Renilce Nicodemos, Dilvanda Faro, Dr. Daniel, Paula Gomes, Victor Dias, entre outros.

Helder Barbalho, venceu as eleições de 2018 no segundo turno com 55,43% dos votos (2.068. 319 votos). 

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém, tem 39 anos, é graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. É o presidente em exercício do MDB no Pará.

Texto: Mara Barcellos
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

Veja Mais

Rolar para cima