Foto: Divulgação - Site Leia Já
O deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em caráter de urgência, que seja incluída a categoria dos Carteiros como prioritária no calendário de vacinação contra a COVID19, considerando que estes trabalhadores estão expostos, diariamente, a fatores de alto risco de contágio.
O parlamentar protocolou a moção n° 184/2021 no dia 30 de março durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). De acordo com o documento os profissionais “passam em média quatro horas no centro de distribuição identificando os itens e separando conforme o CEP. Só depois é que vão para as ruas fazer as entregas. Nesses ambientes, não há distanciamento social, soma-se a isso o fato de que muitos profissionais manuseiam as mesmas correspondências”.
Leia mais: Deputado Bordalo cobra inclusão de bancários na prioridade para vacinação
E completa: “Nesses ambientes, não há distanciamento social, soma-se a isso o fato de que muitos profissionais manuseiam as mesmas correspondências. É aí que existe o maior risco de contaminação. Ademais, diariamente, percorrem ruas, tendo contato com inúmeras pessoas ao longo de sua jornada de trabalho, estando dessa forma, expostos a diferentes fatores de alto risco de contaminação”.
O parlamentar ressalta ainda na solicitação que a rotina, com a pandemia, ficou ainda mais cansativa para estes profissionais, visto que algum trabalhador encontra-se afastados em função da Covid-19, sobrecarregando as tarefas.
Diante do exposto o deputado Bordalo defende a inclusão da categoria como prioritária no grupo de vacinação, como medida emergencial que irá preservar a vida não só dos carteiros e familiares, mas também dos clientes que entram em contato com estes trabalhadores em atendimentos presenciais.