CPI Barcarena visita mina de bauxita em Oriximiná

Sem categoria

Deputados em visita à empresa Imerys, em Barcarena


Os deputados da CPI que investiga danos sociais e ambientais em Barcarena visitarão, nesta quinta-feira (09), as dependências da mina de bauxita da Mineração Rio do Norte, em Oriximiná. Integram a comitiva os deputados Celso Sabino, relator da Comissão, e Carlos Bordalo, membro titular da CPI e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa.

A partir de 8h30, será realizada uma mesa redonda na Câmara Municipal de Oriximiná, reunindo vereadores e outras lideranças políticas locais, sobre a atuação das mineradoras no Pará e nos municípios, abordando aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais. Em seguida, os deputados se deslocam de avião até Trombetas. Na mina, os deputados irão conhecer o processo produtivo desenvolvido pela empresa. 

Para o deputado Carlos Bordalo, a CPI tem evidenciado aspectos importantes da cadeia mineradora do Estado, ressaltado, sobretudo, os impactos sociais e ambientais desse processo, em que muitas vezes comunidades inteiras são desalojadas ou sofrem contaminação. Mais do que reforçar a fiscalização dos órgãos ambientais, Bordalo defende um novo modelo de extração mineral no Pará, com a criação de um Fundo Soberano Estadual, que garanta recursos advindos dessa cadeia mineral para as comunidades direta e indiretamente atingidas e para segmentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado, como a educação. 

A mina de bauxita da Mineração Rio Norte é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. A exploração do minério gera cerca de 3,3 mil empregos e produz em média 18 milhões de toneladas de bauxita por ano, material usado para produzir alumínio. 

A MRN extrai a bauxita, realiza o beneficiamento, faz o transporte ferroviário em trens com 46 vagões, cada um com capacidade para transportar até 85 toneladas de minério, numa ferrovia de 27 km, secagem e embarque nos navios de até 60 mil toneladas. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.