O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, encaminhou, nesta terça-feira (14), moção ao prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, para que garanta a recuperação das ruas do Bairro Pérola do Maicá. No último dia 8, o parlamentar esteve na comunidade, durante viagem à região oeste do Pará, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os danos ambientais e sociais causados por mineradoras no Estado.
O Maicá é uma importante Área de Preservação Permanente (APA), onde vivem centenas de pescadores que sobrevivem da pesca artesanal, atividade fundamental na geração de emprego e renda, além de garantir fonte de alimento para as populações que vivem na grande área do Maicá.
“Nesta visita, especificamente, o que me chamou a atenção foram as péssimas condições de ruas e estradas que dão acesso a esse importante bairro e que estão praticamente intrafegáveis. Os moradores também reinvindicam melhorias urgentes. Após o longo período de chuvas do primeiro semestre, a população enfrenta sérios problemas com o nível de deterioração e comprometimento da estrutura das ruas. Com as enxurradas, crateras se abriram em vários pontos das vias públicas”, disse o parlamentar. Entre as vias comprometidas estão as ruas Maicá, São Sebastião, Osmar Simão, Cristóvão Quilombo, Moura Carvalho e a Avenida Santarém.
A população teme ficar sem nenhuma condição de acesso ao bairro, inclusive sem as linhas de ônibus regulares, o que prejudicaria muito o deslocamento dos moradores, impedindo, principalmente, crianças e adolescentes de frequentarem as salas de aula. Na tentativa de amenizar a situação, alguns moradores fizeram mutirões para tapar parte dos buracos, bem como realizar outros reparos. Entretanto, pelo fator geológico, as ações não duram por muito tempo, porque as ruas ficam em ladeiras. Quando chove, a força da água leva todos os sedimentos.
No período de 22 a 29 de setembro, será realizada a Festividade de São Miguel, um grande evento que ocorre todos os anos no Maicá. Porém, os moradores temem que o evento seja cancelado.