HOMENAGEM

Bordalo parabeniza o mercado Ver-o-Peso pelos seus 396 anos

A feira além da diversidade produtos, abriga trabalhadoras e trabalhadores que são a principal fonte de renda da família, além de ser um dos principais cartões postais de Belém

De autoria do deputado Bordalo (PT), apresentado à mesa diretora na terça-feira (28) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), o requerimento nº112/2023 que manifesta votos de congratulações aos trabalhadores e trabalhadoras do Complexo do Ver-o-Peso, em  Belém, que completou 396 anos na última segunda-feira (27). 

O deputado Bordalo registra no requerimento que o Mercado Municipal do Ver-o-Peso, maior cartão postal da cidade e escolhido como uma das maravilhas do Brasil  tornou-se um dos principais pontos turísticos do país, escrita diariamente pelo vaivém de vendedores e compradores, num comércio a céu aberto de frutas, peixes e ervas que remonta ao início da cidade.

É também o lugar onde se encontra uma amostra da cultura paraense, transformou-se em museu vivo de práticas culturais. A maior riqueza do Ver-o-Peso é o famoso Mercado de Ferro, o tempo passa e a feira, onde se vende e compra de tudo, continua sendo o mais bonito cartão postal de Belém. 

Bordalo destaca história do mercado

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a feira foi inaugurada em 1625, no antigo Porto do Pirí, a Casa de “Haver o Peso” o que inicialmente era apenas um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos – viria a constituir um grande mercado aberto. 

O conjunto arquitetônico e paisagístico foi reconhecido pelo Iphan, em 1977. No século XVIII, Belém era o maior entreposto comercial da região, sendo o centro de comércio de produtos oriundos da extração da Floresta Amazônica destinados aos mercados locais e internacionais, e o principal ponto de chegada dos produtos europeus para suprir o mercado regional. Foi esse movimento intenso de comércio de produtos que deu origem ao Ver-o-Peso.

O parlamentar destaca na parabenização a diversidade de cheiros, cores e sons identificados por quem transita ali, mas, principalmente, por quem abre a janela de casa e tem um Mercado desse como paisagem. Em uma tradição bicentenária, todos os anos, em outubro, o cortejo de 1 milhão de pessoas à Virgem de Nazaré tem ali no Ver-o-Peso sua expressão maior de fé e paixão popular: um “carnaval devoto”. Altar dedicado à Santa, dentro do Mercado de Ferro, é ponto de passagem obrigatório. Ou seja, a maior riqueza do Ver-o-Peso está contida no enorme lastro de memória intangível, viva, que pode ser ali encontrado, e que reflete toda a densidade histórica e cultural que o povo cria e recria. 

O requerimento foi encaminhado ao conhecimento do Prefeito Municipal de Belém, Secretário Municipal de Economia, Associação dos Feirantes do Ver-o-peso, Associação dos Peixeiros, Associação dos Barraqueiros e Associação dos Açougueiros. 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.