Agricultura familiar

Bordalo se reúne com lideranças sindicais sobre pandemia nas comunidades rurais

A reunião foi virtual e contou com a participação de 28 lideranças da Regional Bragantina da Fetagri
Foto: Coop.Terra Fértil

O deputado Bordalo realizou uma reunião remota, na quinta-feira, dia 7 de maio, com dirigentes sindicais da Regional Bragantina da Fetagri, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará, para saber como está a situação das comunidades rurais no combate à pandemia da Covid-19.

Para o parlamentar é necessário, ainda neste primeiro momento, propor ações de medidas de resistência para garantir que o povo do campo seja preservado e mostrou preocupação ao avanço da Covid-19 na área rural.

“É um verdadeiro genocídio se esse vírus se instalar em uma comunidade rural, que não tenha controle. A propagação dele é veloz, basta um caso, e se não for detectado, ele se multiplica com uma velocidade impressionante”, alertou Bordalo

Leia mais: Bordalo apresenta seis medidas para garantir direitos básicos à população em tempo de Covid-19

Roseane Borcem de São Domingos do Capim informou que próximo a sua comunidade cinco pessoas apresentam sintomas do novo coronavírus e fala que, como liderança comunitária e sindical, a situação não te sido fácil.

“Não é fácil para nós, que estamos no dia a dia do nosso trabalho, em nossas atividades e de repente ter que paralisar nossas atividades, principalmente com os nossos agricultores e agricultoras rurais. Dentro da nossa cidade estamos tendo toda a higienização, enquanto que nas nossas comunidades não está havendo todo esse preparo, mas nós estamos fazendo, fizemos muitas mascaras e doamos”.

Lideranças de 28 municípios participaram da reunião

Além de ouvir os relatos das lideranças sindicais, foram feitas propostas ao parlamentar para ajudar o homem e a mulher do campo nesse momento de pandemia, como apresentado pela Presidenta da Fetagri, Ângela de Jesus, para a criação de plano emergencial do governo do estado para a agricultura familiar

Bordalo atendeu a solicitação e no mesmo dia encaminhou para ser protocolado na Alepa o Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e dispõe sobre a compra institucional de alimentos da agricultura familiar e economia solidária, no Estado do Pará.

Participaram da reunião remota dirigentes dos municípios de Capanema, Santa Luzia, Viseu, Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Santarém novo, Salinópolis, Primavera, Quatipuru, Nova Timboteua, São João de Pirabas, Garrafão do Norte, Ourém, Capitão Poço, Nova esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Santa Maria, Irituia, São Miguel, Aurora, Mãe do Rio, Paragominas Ipixuna, Ulianopolis, Dom Eliseu, São Domingos do Capim, Bonito e Peixe Boi.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.