SANEAMENTO

Bordalo solicita melhorias no saneamento da Passagem Pará em Belém

Moradores relatam alagamentos e transtornos que impossibilitam o direito de ir vir da comunidade local

O deputado Bordalo (PT), apresentou na terça-feira (27), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº737/2023 que solicita melhorias no saneamento básico da Passagem Pará, no bairro da Cremação.

A moção foi direcionada à Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN) com o objetivo de resolver os os constantes problemas de alagamentos que afeta a vida da comunidade. 

O deputado Bordalo recebeu uma solicitação de moradores da comunidade da passagem Pará, solicitando que ele pudesse demandar todos os esforços para atender as necessidades do local.

Há muitos anos a passagem enfrenta a falta de saneamento básico, trazendo consigo uma série de desafios para os moradores locais.Dentre eles, destacam-se os frequentes alagamentos que impedem que as pessoas levem uma vida normal, como sair de suas residências. Essa situação se agrava especialmente durante os períodos de chuvas intensas.

Bordalo aponta transtornos

Segundo relatos, durante os períodos de chuva, as crianças são impedidas de ir à escola e os adultos enfrentam dificuldades para chegar ao trabalho. É uma situação comum que, ao retornarem para suas casas, eles precisem buscar abrigo nas residências dos vizinhos da passagem, aguardando por horas até que a água baixe, uma vez que não há possibilidade de trafegar pelas ruas. Essa condição gera transtornos, prejuízos e causa grande sofrimento a todos os residentes locais.

Ranking do Saneamento básico

Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sobre Abastecimento de Água, Saneamento e Higiene, o Brasil ocupava uma posição intermediária no ranking global de saneamento básico.

Com base nos dados da OMS e da UNICEF, em 2020, o Brasil estava classificado como o 101º país no ranking mundial de saneamento básico, que inclui os 195 países ao redor do mundo.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2021, no Brasil, o percentual de atendimento total de esgoto (coleta e tratamento) é de 55,8%, o que corresponde a uma população de aproximadamente 117,3 milhões de habitantes.

A extensão da rede de esgoto no país é de 365 mil quilômetros, abrangendo 36,4 milhões de ligações de esgoto.

Quanto à cobertura de água tratada, a média nacional é de 84,2%, beneficiando cerca de 177 milhões de brasileiros.

Na região Sudeste, o fornecimento de água tratada apresenta o maior índice, alcançando 91,5%, enquanto a região Norte possui a menor taxa de cobertura, com 60%.

A rede de distribuição de água no país abrange 753,2 mil quilômetros e conta com 62,3 milhões de ligações. O consumo médio de água no Brasil é de aproximadamente 150,7 litros por habitante por dia.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content