De autoria do deputado Bordalo (PT), apresentada na terça-feira (27), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção n°736/2023 que solicita ao Governo do Estado providências para que sejam concluídas as obras de pavimentação asfáltica da PA-127 que liga o município de São Domingos do Capim-Pa à Vila de Perseverança.
A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria de Estado de Transportes(SETRANS) para que as devidas providências sejam tomadas. A atual solicitação reforça solicitações anteriores feitas por meio das moções 93/2022 e 588/2021. A obra que teve um bom começo foi interrompida, e agora corremos o perigo de perder todo o progresso alcançado.
Na obra em questão, estão contemplados os trechos, São Domingos do Capim até a Vila de Perseverança, com extensão de 26 km; Vila de Perseverança até a intersecção com a BRIO e a PA 253, com uma distância de 15 km e a Vila de Perseverança até a PA 252, totalizando 16 km.
A solicitação de conclusão parte da Vice-Prefeita do Município de São Domingos do Capim, Jany Martins, que solicitou ao deputado Bordalo que demande todos os esforços para assegurar junto ao Governo do Estado a pavimentação da rodovia, tendo em vista as precárias condições de tráfego nessa área que ainda é composta por estrada de terra.
Bordalo destaca desafios na PA-127
O parlamentar destaca as dificuldades enfrentadas pela população local que depende diariamente da PA, eles vem enfrentando constantes perigos e prejuízos devido às condições precárias dessa estrada. Durante o verão, a poeira é um problema recorrente, enquanto no período chuvoso, lama e buracos tornam-se obstáculos frequentes.
Além disso, o tempo necessário para percorrer esse trecho, apesar de relativamente curto, é bastante prolongado. Vale ressaltar que, durante as chuvas, os buracos se tornam praticamente invisíveis devido aos alagamentos, resultando em acidentes no local e congestionamentos de trânsito. Muitos motoristas tentam remediar a situação colocando pedras nos buracos, porém, devido ao tráfego intenso, o problema persiste e continua dificultando a vida de centenas de pessoas diariamente.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT no último ano divulgaram os resultados da 25ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, revelando uma deterioração do estado geral das estradas brasileiras em 2022. Dos 110.333 quilômetros analisados, 66,0% foram classificados como Regular, Ruim ou Péssimo. Em comparação, esse percentual era de 61,8% em 2021.