Em homenagem ao educador Pedro Pontual, o deputado Bordalo apresentou um Projeto de Decreto Legislativo,nesta terça-feira (23), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), que concede o Título Honorífico de Cidadão do Pará ao educador.
A proposição foi destinada ao profissional diante da sua significativa atuação nos últimos 40 anos no Estado em defesa do direito à educação, a participação cidadã e a democratização das políticas públicas.
Doutor em psicologia e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em processo educativo ligado a organizações sociais e orçamento participativo, atua como sócio e professor colaborador da Ação Educativa e do CDHEP (Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo).
Pedro Pontual é Presidente Honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL), Membro da diretoria da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação (CLADE Brasil), Membro do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Membro do Grupo de Trabalho de Educação Popular e Pedagogias Críticas do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Bordalo destaca história do educador no Pará
Natural de São Paulo, Pedro Pontual contribui ao Pará no campo da educação popular desde 1974 tendo visitado o município de Abaetetuba para um encontro da Comissão Pastoral da Terra, onde desenvolvia formações sobre a metodologia da educação popular. Nesse mesmo período, o educador popular, a partir de São Paulo, deu início a um processo de intercâmbio informativo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, que seguiu até meados dos anos 80.
Já nos anos de 1990, sua atuação foi mais voltada na criação da UNIPOP em Belém, uma universidade popular voltada para formação de lideranças, onde ministrou uma aula inaugural e ao longo dos anos, contribuiu em diversas ações formativas. No ano de 2009, participou das atividades para preparação da 6ª Conferência Internacional da Educação de Adultos – CONFINTEA, especialmente sobre a organização do Fórum Internacional da Sociedade Civil para incidência nessa conferência, que se realizou em Belém do Pará.
Além destas contribuições, o professor conduziu um processo de avaliação institucional da atuação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) na região amazônica.
Em sua última vinda ao Estado, em 2021, o professor e doutor Pedro Pontual foi palestrante na celebração internacional do centenário de Paulo Freire, em Belém, por ser um grande estudioso do educador, e define Paulo Freire como um ícone da luta democrática e dos valores humanitários.