Foto: Coletivo de Comunicação do MAB
Durante sessão a Assembleia legislativa do Pará nesta quarta-feira (19) o deputado Bordalo (PT) entrou com o requerimento interno para que a casa legislativa formule votos de apoio ao Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro).
A greve foi desencadeada por conta da demissão em massa de funcionários da Petrobras, na unidade do Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) do Paraná e pelo descumprimento de parcelas do acordo coletivo firmado entre os sindicatos e a empresa, mas apesar de retaliações, o movimento vem se expandindo pelo Brasil e conseguiu adesão crescente da categoria. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP) já são mais de 20 mil trabalhadores paralisados em 116 unidades da Petrobras, em todos os estados do país.
Leia ainda: Entrevista: A Petrobrás, bem maior do que diz a mídia
Para o deputado “não resta dúvidas que o grande objetivo do atual Governo é desmontar as instituições públicas mais importantes para a sociedade brasileira como as Universidades, Institutos Federais, Institutos de defesa do meio ambiente, a cultura e a arte e é somente por meio da resistência é que podemos reverter esse processo. Neste momento, é fundamental ampliar e fortalecer o apoio político e social ao movimento, por isso, meu total apoio a greve da categoria”, conclui Bordalo.