Após apelo do diretor, dos professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel da Vera Cruz Sá, localizada no município de Curralinho, Bordalo solicitou, por meio de moção, na quarta-feira (19) que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) providencie a reforma da escola, que atualmente está sem condições de funcionamento.
Segundo informações do RELATÓRIO SITUACIONAL VERA CRUZ 2020 a escola foi inaugurada em 28 de fevereiro de 2011, funcionando em 03 turnos e atendendo cerca de 500 alunos, possui espaços que nunca funcionaram para os fins pelos quais foram inicialmente planejados, como por exemplo, o laboratório de informática e de ciências. Existem ainda denúncias que antes mesmo de sua inauguração a mesma já havia sido saqueada e depredada.
Leia mais: Bordalo cobra reforma da Escola João Apolinário de Santa Cruz do Arari
A escola apresenta diversos espaços comprometidos, como o piso que está cheio de buracos, a cobertura com diversas telhas quebradas, goteiras nas salas de aula, banheiros sem descargas, pias e vasos danificados, além dos muros ao redor da escola que estão prestes a desabar, algumas partes já caíram. A água disponível para consumo na escola que é de péssima qualidade, expondo alunos, professores e funcionários aos riscos de contaminação e adoecimento.