Populações Tradicionais

Bordalo pede apuração de falta de estrutura para tratar covid-19 em aldeias indígenas de Jacareacanga

Segundo denúncias as comunidades enfrentam a pandemia com o mínimo possível

Para averiguar as denúncias feitas por lideranças indígenas, localizadas no Município de Jacareacanga, no Sudoeste do Pará, sobre a falta de estrutura para tratar a Covid-19, o deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativo do Estado do Pará (CDHeDH Alepa), solicitou ao Ministério Público do Pará, à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado – SESPA, à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jacareacanga, apuração sobre o caso.

O parlamentar protocolou nesta terça-feira (11) moção n° 464/2020 do pedido e apresentou em sessão ordinária na Alepa. Segundo denúncias as comunidades enfrentam a pandemia com o mínimo possível. Não há meios de detecção da doença (exames de tomografia, raio-x e testes sorológicos) e a Prefeitura não possui um plano de contingência de enfrentamento à Covid-19 nas comunidades, o que os deixam em situação de extrema vulnerabilidade.

Leia mais: Plano emergencial visa atender povos indígenas no combate à Covid-19

Grande parte da população é indígena na região com predominância da etnia Munduruku. Segundo dados publicados no do site do Instituto Socioambiental (ISA), foram registrados na unidade sanitária responsável pelo atendimento aos povos indígenas na região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Rio Tapajós 1511 casos confirmados de indígenas com Covid-19 e 11 óbitos.

A proposição foi protocolda na Alepa e será levada ao conhecimento do Prefeito e da Câmara dos Vereadores do Município de Jacareacanga, ANAI – Associação Nacional de Ação Indigenista, CEstA – Centro de Estudos Ameríndios, CIMI – Conselho Indigenista Missionário, COMIN – Conselho de Missão entre Povos Indígenas, CTI (Centro de Trabalho Indigenista), Greenpeace, CTI (Centro de Trabalho Indigenista).


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.