Bordalo participa de inauguração da UBS Fuvial em Limoeiro do Ajuru

A UBS Fluvial atenderá 14 postos de saúde em comunidades ribeirinhas da região
Foto: Ascom Bordalo

O deputado Bordalo participou da inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Genésia Sacramento Leão em Limoeiro do Ajuru promovida pela Prefeitura do município. A UBS atenderá 14 postos de saúde nas comunidades ribeirinhas da região. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (13) pela manhã no Terminal Hidroviário do município.

O prefeito Carlos Ernesto teve que recuperar o projeto, pois a UBSF estava abandonada pela gestão anterior. Para o prefeito reabilitar o projeto representa uma conquista, transparência do dinheiro público e mais saúde à população do município.

“A UBS fluvial está equipada para prestar atenção básica e proporcionar melhoria de qualidade de vida ao povo, principalmente nas áreas de comunidades ribeirinhas que precisam de atendimento com médicos, enfermeiros e odontólogos”, reforçou.

UBS Fluvial Genésia Sacramento Leão
UBS Fluvial Genésia Sacramento Leão

A nome da UBSF é uma homenagem à Genésia Sacramento Leão, agente de saúde e que dedicou sua vida no cuidado e atenção básica da saúde à população em situação de vulnerabilidade. Liderança histórica na região trabalhou anos com medicina tradicional e alternativa, ofício que aprendeu e aperfeiçoou nas Comunidades Eclesiais de Base, através de cursos e treinamentos oferecidos pela Prelazia de Cametá.

Veja as fotos da inauguraçãoclique aqui

Ascom Bordalo
Regina Leão, filha de Dona Genésia

Região Leão, primeira dama e Secretária de Educação do Munícipio, é filha de Dona Genésia e falou sobre a história da mãe, sua luta em defesa dos mais vulneráveis. “Ela era incansável. Uma mulher à frente de seu tempo quando ainda nem se fala em empoderamento feminino. Ela era atuante nas lutas sociais e políticas”, recorda.

O deputado Bordalo destacou que a inauguração da UBSF ainda é legado do Governo do PT da gestão da presidenta Dilma Rousseff, sendo entregue somente agora, porque foi abandonado pela gestão anterior, mas recuperado pelo Prefeito Carlinho, como é conhecido no município.

“Agora nós estamos entregando uma UBS que estava enferrujada por incompetência e que foi reabilitada. Um projeto federal do Ministro Padilha com a presidenta Dilma e que a gestão passada não teve competência para terminar e ainda vamos fazer um terminal hidroviário que estava entregue às baratas”, completou.

Leia mais: Bordalo se reúne com secretário de Transporte para tratar de pautas de Limoeiro do Ajuru e Cametá

O parlamentar ainda acrescentou que, em parceria com a Prefeitura e o mandato, tem realizado diversas ações e projetos que beneficiarão a população como a regularização do transporte coletivo através de uma cooperativa cuja iniciativa e gestão é de trabalhadores e trabalhadoras.

Construindo uma linha do tempo, Bordalo lembrou que em 2018 por meio do mandato destinou R$50 mil de CredCidadão para que pequenas empresas locais pudessem fortalecer seus negócios. “Ainda este ano trarei mais emendas do meu mandato repassando R$100 mil para apoiar ações de assistência social ao município”, acrescentou.

Ainda este mês nos dias 28 e 29 Limoeiro do Ajuru ainda receberá Ação Cidadania, promovida pela ação do mandato do parlamentar e destacou. “Eu tenho muita fé que ainda esse ano eu coloco uma ambulancha, para servi a região de Cupijó”.

A cerimônia de inauguração da UBS contou com a presença e participação de vereadores, Secretários de Saúde, Administração, Assistência Social, Finanças, Meio Ambiente, Cultura, Obras e Agricultura e lideranças sociais do município.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte