VOTOS DE APLAUSOS

Bordalo parabeniza a nova Presidenta do STTR de Santa Maria do Pará

Francisca da Fonseca é a segunda mulher eleita a ocupar um cargo desde a fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município

O deputado  Bordalo solicitou votos de aplausos e congratulações a Francisca Roseane Silva da Fonseca pela conquista do cargo de Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santa Maria do Pará, a segunda mulher eleita a ocupar um cargo desde a fundação do Sindicato.

O parlamentar apresentou um requerimento na última terça-feira (17) em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) em reconhecimento e importância à representatividade da mulher em espaços de poder.  

MARGARIDA

Margarida Alves
Margarida Alves ao lado do ex-presidente Lula

A primeira mulher a ocupar um cargo de presidência em um sindicato rural do Brasil foi Margarida Alves. Ela esteve na direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, em 1973, aos 40 anos e se tornou uma grande ativista pelos direitos dos trabalhadores rurais. A militante esteve à frente na luta pelos direitos básicos dos trabalhadores rurais em Alagoa Grande, como carteira de trabalho assinada e 13º salário, jornada de trabalho de oito horas diárias e férias. No dia 12 de agosto de 1986, a paraibana foi assassinada com um tiro no rosto, na porta de sua casa, na frente do filho e do marido.

O assassinato de Margarida e a luta das mulheres contra a violência e por direitos gerou uma grande mobilização denominada de Marcha das Margaridas, considerada a maior ação conjunta de mulheres trabalhadoras da América Latina. Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), suas 27 federações estaduais e mais de quatro mil sindicatos filiados, sendo construída em parceria com os movimentos sociais do campo, centrais sindicais e organizações internacionais.

RECONHECIMENTO

O parlamentar, que tem sua história política na organização e fortalecimento dos sindicatos rurais quando foi coordenador da ONG Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – destaca que Francisca “em um curto espaço de tempo em que esteve à frente da Comissão Provisória de Gestão do Sindicato, efetuou trabalhos importantes para capitalização e regularização dos trabalhadores, que atualmente conta com 230 sócios ativos e beneficia cerca de 3.800 agricultores que procuram o Sindicato, com orientações técnicas, escavação de tanques, orientações como aposentadoria e benefícios, regulamentação fundiária e outros”.

No requerimento, o deputado Bordalo parabeniza “os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Maria do Pará não somente pelo fato de terem eleito uma mulher como Presidenta, mas por ter escolhido uma mulher forte, aguerrida, que sempre esteve muito engajada no Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e na Luta pela Terra”.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.