Bordalo solicita Caravana do Balcão de Direitos a Santa Maria do Pará

A Comissão de Direitos Humanos da Alepa recebeu apelo dos moradores do município
Foto: Ozéas Santos - ALEPA

Como medida de atendimento aos pedidos da população de Santa Maria, nordeste paraense, o Deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, apresentou moção durante sessão ordinária, na última terça-feira (02), à mesa diretora da Casa Legislativa.

Os moradores do município pedem que sejam oferecidos serviços de orientação jurídica, financeira, atermação remota (atendimento virtual voltado para ajuizar uma ação), emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. Além do mais, no pedido, consta que a população está necessitando de diversas orientações sobre seus direitos como consumidores.

Por meio da moção, o parlamentar solicitou à Defensoria Pública do Estado que realize a Caravana do Balcão de Direitos em Santa Maria. O projeto leva ações de cidadania a todos os cidadãos do Pará, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado.

Leia Mais: Deputado Bordalo atende apelo dos feirantes do Entroncamento

O documento ressalta que existe uma carência na execução do acesso à justiça para boa parte dos moradores de Santa Maria, uma população que apresenta dificuldades financeiras para acessar a defesa judicial de direitos e interesses.

A moção enfatiza que as mulheres serão prioridade de atendimento nesta Caravana, sabe-se que na maioria dos arranjos familiares brasileiros, os que são formados somente por mulheres com seus filhos menores de 14 anos, estão concentrados altos índices de pobreza e péssimas condições de sobrevivência.

Sendo esta categoria, a de mães solo, umas das parcelas da população brasileira mais desprovidas de direitos e independência financeira. Segundo o Instituto Locomotiva, 57% das mães solo vivem abaixo da linha da pobreza, uma realidade bastante presente em Santa Maria do Pará.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo