O deputado Bordalo (PT), apresentou nesta terça-feira (09), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita à Prefeitura Municipal de Mocajuba e Baião a pavimentação asfáltica da vicinal que dá acesso à Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatú, situada entre esses dois municípios.
A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria de Obras dos referidos municípios e destaca a necessidade urgente de pavimentação ao longo dos cinco quilômetros da estrada que conecta a comunidade quilombola aos centros urbanos próximos. Além disso, sugere que a pavimentação seja estendida por mais 2 quilômetros até um centro comunitário, incluindo as localizações conjunto habitacional e Ladeira do Fundão.
O deputado Bordalo enfatiza ter recebido um ofício da Comunidade Quilombola São José de Icatu, durante uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, relatando as péssimas condições de trafegabilidade da estrada do Icatu, que tem deixado muitas famílias “ilhadas” pela dificuldade de acesso aos municípios vizinhos.
A vicinal em questão é crucial para a comunidade, sendo utilizada para o acesso à escola, deslocamento aos municípios vizinhos e outras atividades cotidianas. A falta de manutenção tem causado transtornos significativos aos moradores, impedindo-os de realizar suas tarefas diárias com facilidade.
A Comunidade Quilombola São José de Icatu é composta por cerca de 80 famílias, totalizando 443 moradores, incluindo grupos considerados vulneráveis, como mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.
A moção foi direcionada ao conhecimento do gabinete dos prefeitos de Mocajuba e Baião, das respectivas câmaras municipais, da Casa Civil do Estado do Pará, da Associação de Moradores do Quilombo de São José do Icatu e da Secretaria de Transportes do Estado (SETRAN).


