Com o objetivo de fortalecer a educação campesina, o deputado Bordalo (PT) apresentou na terça-feira (31), à mesa diretora na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), uma moção que solicita a implantação de Escola de Ensino Médio para atender estudantes que residem nos Assentamentos Palmares Sul e Palmares II, no município de Parauapebas, sudeste paraense.
O documento foi direcionado ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) para que além da escola seja disponibilizado um ônibus escolar aos assentamentos que possam atender as necessidades dos estudantes.
Bordalo, em visita à Parauapebas, recebeu um apelo dos moradores dos Assentamentos para que ele, junto ao Poder Público, demande todos os esforços para garantir mediante a Seduc a implantação desses direitos básicos. Tendo em vista que a comunidade escolar, atualmente, tem assistido aulas em um anexo da Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim, portanto uma sala de aula improvisada que não se adequa às condições de ensino e aprendizagem de qualquer estudante e profissional da educação.
Além de ter que estudar em um anexo, a comunidade relata que os estudantes têm que enfrentar diariamente a dificuldade em se deslocar até a escola já que não há ônibus escolar ou qualquer outro transporte que possa melhorar esse deslocamento. Segundo relatos, os ônibus que circulam na zona rural da região pertencem a rede municipal e já funcionam com sua lotação máxima. E quando apresentam algum tipo de problema, não há substituição desses veículos o que afeta diretamente a ida desses estudantes até a escola.
De acordo com o relatório “Panorama da Educação do Campo” publicado em 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos estão cursando o ensino médio. Na área rural, o quadro é ainda mais crítico: pouco mais de um quinto dos jovens nessa faixa etária estão frequentando o ensino médio.
Bordalo- Melhorias na educação no campo é um direito fundamental
Bordalo registra ainda na proposição que o assentamento é uma conquista de suma importância para a região, pois permite hoje que inúmeras famílias tenham acesso a moradias dignas e a diversificação da produção agrícola com base agroecológica, portanto, a valorização do ensino nestas localidades é uma maneira de reconhecer a luta de seus trabalhadores pela conquista da terra, bem como valorizar a população que ano a ano luta pelo desenvolvimento da região.
O parlamentar registra também que com a realidade de dificuldades, há prejuízos irreparáveis dos alunos residentes dos Assentamentos de Palmares Sul e Palmares II, que diariamente encontram tem que lidar com obstáculos para frequentar as salas de aula tentando dar continuidade aos estudos.
A moção foi direcionada ao conhecimento do Gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura de Parauapebas, Câmara Municipal desse município, Ministério Público Estadual e Federal.