Bordalo cobra providências para famílias afetadas por enchente em São Domingos do Capim

O desatre afetou cerca de 5mil pessoas e a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência.
Assistência Social
Foto: Famílias desabrigadas devido a enchente em São Domingos do Capim 
A enchente em São Domingos do Capim afetou cerca de 5mil pessoas e a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência. O deputado Carlos Bordalo, por meio de sua assessoria, apresentou nesta quarta-feira, 27, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), quatro moções em caráter emergencial aos órgãos públicos do Estado pedindo providências para minimizar a situação das famílias afetadas pela maré alta no município localizado na região nordeste do Pará. 
Serão enviados ofícios propondo à Defensoria Pública do Estado do Pará, Casa Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social Emprego e Renda (SEASTER), Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) soluções aos problemas enfrentados, assim como avaliar e verificar junto as famílias concessões de eventuais benefícios.
Entre um dos problemas identificados é a perda de documentos, item fundamental para cadastros junto as instituições públicas em situações de emergência. Bordalo, que está como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na Alepa, solicitou para a Defensoria Pública a emissão do Registro Civil de Nascimento, e para a Segup a emissão do documento de identificação civil.
Sem água, roupa e comida uma força-tarefa tem se mobilizado para arrecadar doações de alimentos não perecíveis, água potável e material de higiene pessoal, contudo ainda não tem sido suficiente. O deputado requereu à Casa Civil do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), que possa estimular parcerias entre os diferentes setores da sociedade civil para garantir doações aos desabrigados.
A situação é grave em São Domingos do Capim. Cerca de 43 famílias estão desabrigadas e 252 famílias desalojadas totalizando 1.061 nestas condições. O parlamentar deu entrada na moção para que Secretaria de Estado de Assistência Social Emprego e Renda (Seaster) e Companhia de Habitação do Pará (Cohab) providenciem concessão de cestas básicas e aluguel social ou cheque moradia.
Há 51 pessoas enfermas, contaminadas por diarreia, hepatites, leptospirose, micoses, dengue e outras doenças. A enchente já atingiu diretamente 5.682 pessoas e que precisam de doações.
Para colaborar três postos foram montados. Em São Domingos do Capim a Secretaria de Assistencial Social está recebendo as doações.  Em Castanhal as pessoas podem deixar os itens no Espaço Haroldo Reis, que fica na rua Major Wilson (Transcastanhal) 903, em frente à Escola das Artes São Lucas, próximo a rotatória do Fonte Boa. E em Belém o posto de arrecadações é no Diretório do PT, localizado na rua Gaspar Viana, 206, no bairro da Campina; e na Cruz Vermelha, que fica na Passagem Nossa Sra. das Graças, 58, Marco.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.