O deputado Bordalo (PT), apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), no dia 15 de fevereiro, durante sessão ordinária uma moção que solicita celeridade na conclusão das obras de reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Ludovico em Limoeiro do Ajuru em Cametá, nordeste paraense.
O parlamentar encaminhou a moção ao Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC atendendo a solicitação feita pelo ex- Prefeito do município, senhor Carlos Simões (mais conhecido como Carlinhos), pelos professores e principalmente por pais de alunos que solicitaram a Bordalo a necessidade de demandar todos os esforços para garantir a conclusão da obra junto ao Governo do Estado.
Segundo dados do portal da Seduc a escola João Ludovico atende mais de 540 alunos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA e ainda atende a educação especial, mas as condições do prédio não são as ideais para receber a comunidade escolar.
De acordo com a solicitação, esta obra já está há muito tempo paralisada, enquanto isso, cerca os alunos estão estudando em um outro espaço que não apresenta as condições adequadas para abrigar o contingente, o que implica, diretamente, na baixa qualidade do ensino e da aprendizagem desses estudantes.
O parlamentar enfatiza na moção que além dos riscos em meio a pandemia, existe a impossibilidade de manter o isolamento social, considerando que espaço é muito pequeno e isso gera desmotivação por parte de alunos e professores que precisam estar diariamente sob esta realidade.
Bordalo ressalta a importância da atenção ao índice de educação
O Ministério da Educação- MEC divulgou em 2021 por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB os indicadores do desenvolvimento da educação das séries iniciais e do ensino médio no Pará. Até o 5º ano o índice foi de 5.1, o índice de resultados do 8º ano registra 5.2, já o índice do Ensino Médio registra 4.4. Os resultados mostram que a educação no Pará teve bons resultados, mas não como um todo a região de Limoeiro do Ajuru apresenta 50% de atenção.
Em 2019, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor João Ludovico teve uma média de 2,9 no Ideb, um resultado baixo sendo que a meta era de 4,5 . O indicador também registrou que a Escola precisava de atenção nos anos finais da rede estadual, não atingiu a meta, teve queda e não alcançou a média 6,0 e precisava melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. Nesse sentido, para o parlamentar estruturar um bom espaço para estudo, oferecer uma escola de qualidade aos alunos contribui diretamente no desempenho e consequentemente nos resultados de avaliação educacional.
O documento foi encaminhado ao conhecimento da Prefeitura e da Câmara Municipal de Limoeiro do Ajuru e da direção da Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Professor João Ludovico.