HOMENAGEM

Alepa realizará sessão especial em homenagem aos 50 anos da EMBRAPA

A sessão especial tem como objetivo celebrar as cinco décadas de inovação e transformação no Brasil, por meio de tecnologias que impulsionaram o desenvolvimento do trabalho no campo em todas as áreas

Nesta quinta-feira, dia 15, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoverá a sessão especial “Seu futuro inspira a nossa ciência, Embrapa 50 anos” às 9h no auditório João Batista, localizado na sede da Casa Legislativa, para celebrar o 50º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A sessão é de autoria do deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa, da Pessoa Idosa e Minorias da Alepa e foi solicitada por meio do requerimento 93/2023 durante sessão ordinária na Casa Legislativa.

Em sua justificativa o parlamentar destaca o reconhecimento da Empresa devido à sua excelência científica em pesquisa agropecuária, bem como pela qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações.

Além disso, a instituição também tem se destacado no âmbito da sustentabilidade ambiental e na consideração de aspectos sociais. Esses resultados positivos são fruto de um diálogo constante com produtores, organizações científicas e líderes do Estado e da sociedade civil.

EMBRAPA 

No dia 7 de dezembro de 1972, o presidente Emílio Garrastazu Médici sancionou a Lei nº 5.851, que concedeu autorização ao Poder Executivo para criar uma empresa pública denominada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. A instalação oficial da Embrapa ocorreu em 26 de abril de 1973.

Vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), seu objetivo principal é fornecer soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para promover a sustentabilidade da agricultura e pecuária, visando o benefício da sociedade brasileira. Essa iniciativa tem sido de suma importância para garantir a segurança alimentar do Brasil e posicionar o país em destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.

ALEPA- SESSÃO ESPECIAL INOVAÇÃO

Em maio de 2022, o deputado Bordalo, com o objetivo de discutir projetos voltados ao manejo do açaí e cultivo dos cupuaçuzeiros no Pará como propulsores de desenvolvimento regional, realizou a sessão especial “Cadeias produtivas do açaí e cupuaçu: desafios e oportunidades”. A sessão contou com a apresentação e discussão de dois projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Pará, voltadas ao manejo e cultivo dos frutos.

Uma das vertentes do projeto relacionado ao açaí é capacitar comunidades produtoras para atuarem como facilitadores na disseminação de tecnologias sustentáveis junto às comunidades vizinhas. Além disso, um dos propósitos da sessão foi apresentar a experiência dos espaços físicos já estabelecidos pela Embrapa e pelo projeto Manejaí. 

Esses espaços contribuem para a organização comunitária e produtiva, compartilhando as novas tecnologias desenvolvidas pela instituição e fortalecendo as cadeias produtivas baseadas na biodiversidade no Estado do Pará. O projeto Manejaí está presente nos municípios de Belém, Abaetetuba, Acará, Portel, Melgaço e Breves.

Outro inovação é o kit clonal Cupuaçu 5.0. Esse kit reúne cinco variedades do cupuaçuzeiro, que se destacam pela alta produtividade tanto em polpa como em amêndoas, além de apresentarem boa resistência à vassoura-de-bruxa, doença que afeta significativamente os cultivos na região amazônica e está presente em quase todos os plantios do Pará. A introdução dessas cultivares nos plantios tem o potencial de aumentar consideravelmente a produtividade, fortalecendo uma cadeia produtiva com grande potencial de expansão. Além do mercado da polpa, há também o crescimento recente no mercado de amêndoas, com destaque para a produção de cupulate, um produto similar ao chocolate, e a extração de manteiga, utilizada nas indústrias alimentícia e de cosméticos.

A Sessão será transmitida ao vivo TV e Rádio Web Alepa, pelo Portal www.alepa.pa.gov.br.  A transmissão pode ser acompanhada ainda pelo canal a cabo (Canal 14 – Roma Cabo) ou pela TV Aberta (8.2 – UHF/Digital) com alcance na região metropolitana de Belém.

Serviço

Sessão especial: “Seu futuro inspira a nossa ciência, Embrapa 50 anos”

Data: 15/05/2023

Hora: 9h

Local: Auditório João Batista- 2º andar- Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA)- Rua do Aveiro, 130- Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content