Zenaldo Coutinho na mira do Ministério Público Federal

 No Diário on line:

Ontem (1º), o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou à Justiça Eleitoral representação por propaganda partidária irregular contra o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O MPF acusa o partido de utilizar o espaço destinado à propaganda partidária para divulgar o pré-candidato à prefeitura de Belém Zenaldo Coutinho.

O Procurador Regional Eleitoral, Igor Nery Figueiredo, quer a cassação do direito do PSDB de veicular propaganda partidária no próximo semestre, punição prevista na lei sobre partidos políticos (9.096, de 1995).
 
No início de maio, pelo mesmo tipo de irregularidade o MPF encaminhou representações ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra quatro outros partidos: Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
 
Os partidos foram acusados de promoverem, irregularmente, os pré-candidatos a prefeito de Belém Almir Gabriel (PTB), Arnaldo Jordy (PPS) e Edmilson Rodrigues (PSOL) e o pré-candidato a vereador por Ananindeua Miro Sanova (PDT).

A propaganda ilegal do PSDB foi identificada em inserções na TV durante o primeiro semestre deste ano. Em 25 inserções que totalizaram 12 minutos e 30 segundos, foi destacada a imagem de Zenaldo Coutinho e a relação dele com a população e a cidade de Belém. “O vídeo apresenta este político discursando aos belenenses sobre a maneira como a prefeitura deve tratar a cidade nas áreas da saúde, do transporte, da educação, da limpeza e do asfalto”, relata Figueiredo na representação.

Segundo o Procurador Regional Eleitoral, a referência ao partido, ao final do discurso, foi apenas um pretexto para massificar o perfil de Zenaldo Coutinho. Assim como contra os demais partidos, além da representação contra o PSDB enviada ao TRE a Procuradoria Regional Eleitoral já comunicou as irregularidades aos promotores eleitorais para que também possa ser pedida a punição dos responsáveis pelas irregularidades e daqueles que se beneficiaram com a propaganda ilegal.
 
(DOL, com informações do MPF)


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.