Será realizado na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), na quinta-feira (09), às 10h a Sessão Solene que celebra os 60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil. A cerimônia busca marcar cronologicamente as contribuições da psicologia brasileira à sociedade.
A pauta foi requerida na Casa Legislativa pelo deputado Bordalo (PT) que busca enfatizar a importância da visão da psicologia brasileira como ciência e profissão sobre a realidade nacional, além de toda a sua evolução histórica nos últimos 60 anos.
A sessão também busca relembrar o papel da psicologia brasileira como fundamental no atual contexto do Brasil, considerando aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, reforçando também o contexto da pandemia da Covid-19 e apontar a visão da Psicologia brasileira como ciência e profissão projetada para os próximos 20 anos.
A regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil é anualmente celebrada no dia 21 de agosto e Segundo a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Histórias da Psicologia, a data celebra não somente um importante marco legal que regulamentou a profissão de psicólogo (sendo o Brasil um dos primeiros latino-americanos a fazê-lo), mas valoriza um movimento anterior de formação de uma emergente categoria profissional.
A Psicologia chega ao Brasil como ciência e profissão no início do século XX e somente em 1962, por meio da Lei n° 4.119/62, se torna uma profissão regulamentada. Atualmente o Brasil apresenta mais de 400 mil psicólogos/as formados por diferentes instituições.
Nesse sentido, Bordalo enquanto presidente da Comissão de direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa reconhece o compromisso da psicologia na formação ética e comprometida com a defesa irrestrita dos Direitos Humanos, enquanto peça fundamental para contribuir com a construção de uma Psicologia científica, acessível e que promova saúde mental e bem-estar à sociedade.
Serviço:
Sessão Solene: “60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil”
Data: 09/06/2022
Hora: 10h
Local: Auditório João Batista- 2º andar- Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA)- Rua do Aveiro, 130- Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha