São Domingos do Capim recebe Caravana de Direitos Humanos da ALEPA

Sem categoria

Leandra Amaral, 37 anos, aproveitou a terceira edição da Caravana de Direitos Humanos, que ocorreu na última sexta-feira (17) em São Domingos do Capim, para emitir a segunda via da carteira de trabalho. Desempregada e apenas o marido trabalhando, atualizar o documento significa renovar as esperanças para uma futura oportunidade de emprego.

A Caravana de Direitos Humanos é uma realização da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, presidida pelo deputado Bordalo (PT), que proporcionou a emissão de documentos da Carteira de Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho; expedição da gratuidade para segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, além de atendimento jurídico (óbito tardio, divórcio, pensão alimentícia).

Na ocasião a filha e o padrasto de Leandra também aproveitaram para tirar e atualizar os documentos, o que para ela também representa uma economia no orçamento. “Esse projeto é importante porque aqui a gente tem dificuldades para tirar esses documentos e seria uma despesa a mais no meu orçamento”, explica.

Um dos principais documentos dos brasileiros e brasileiras é a carteira de identidade. Muitas pessoas procuraram a ação da Caravana para retirar a primeira ou a segunda via, como foi o caso da agricultora Maria dos Anjos, 39 anos. “A foto já estava apagada, vim aqui para atualizar”. Com o novo documento Maria poderá voltar ao banco para dar andamento no projeto de microempreendedora, ela começou a vender confecções para complementar a renda familiar.

A Caravana contabilizou 200 Registros de Identidades emitidos, 100 de Carteira de Trabalho, 100 gratuidades para segunda via de certidão de nascimento, 17 de casamento e sete óbitos.

A realização do mutirão em São Domingos do Capim também foi para atender às famílias que foram afetadas pela enchente do rio, ocorrido em março deste ano, como lembrou a Secretaria de Assistência Social e vice-prefeita, Jany Martins.

“Essa ação é importante para o novo povo, que devido a enchente perderam seus documentos e nós já tínhamos uma demanda de pessoas que não tinham mesmo a documentação, temos a Casa do Cidadão, mas a demanda é grande. Então isso aqui já vai estar ajudando muita gente: jovens que precisam de documentação para conseguir emprego, famílias que precisam se cadastrar nos programas sociais; e eu aproveito para agradecer ao deputado Carlos Bordalo, a Assembleia Legislativa e toda a equipe que veio à caravana”, destacou.

O deputado Bordalo esteve em São Domingos do Capim e cumprimentou as pessoas que aguardavam atendimento e a equipe que integrou o mutirão. A caravana de Direitos Humanos contou o apoio e parceria da Defensoria Pública do Estado, Centro de Atendimento ao Cidadão da ALEPA, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), Prefeitura de São Domingos, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Assistência Social.

Fotos: Créditos – Ascom deputado Bordalo


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.