O deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, convida a imprensa para entrevista coletiva, a realizar-se quarta-feira (15) às 11h* no auditório João Batista, para a apresentação do relatório de avaliação e análise sobre os possíveis danos ambientais e violações aos direitos humanos em Vila do Conde, Barcarena (PA) causados pelo incêndio de produtos químicos da empresa multinacional Imerys Rio Capim Caulim S/A.
O relatório é resultado de uma diligência realizada por uma comissão de parlamentares que esteve na sede da Imerys e em audiência com os moradores do bairro Industrial de Vila do Conde na última quinta-feira (09). A comissão também contou com a presença de representantes de movimentos sociais e instituições públicas, de âmbito Estadual e Federal.
COLETIVA DE IMPRENSA
Data: 15/12/2021
Horário: 11h
Local: auditório João Batista – Alepa – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
*Texto atualizado em 14 de dezembro às 9:29 para mudança de horário da coletiva, que será às 11h
Relembre
Na noite da última segunda-feira (06) um depósito de produtos químicos da mineradora Imerys pegou fogo. O galpão armazenava 500 toneladas de Hidrossulfito de Sódio, usado no branqueamento do caulim produzido pela empresa, 10 toneladas foram perdidas com o incêndio. A combustão do produto químico gerou uma fumaça tóxica que rapidamente se espalhou pelo bairro industrial de Vila do Conde e 100 pessoas passaram mal após o vazamento.
Produto químico
O Hidrossulfito de Sódio apresenta como um pó granular de coloração branco à branco acinzentado com odor característico de dióxido de enxofre. Em contato com a umidade ou vapores ácidos pode provocar incêndios ou explodir e ainda pode formar misturas explosivas com o ar. Libera vapores tóxicos ao reagir com ácidos.
- Inalação: Pode causar severa irritação das mucosas e vias respiratórias. Sintomas podem incluir sensação de ardência, tosse, falta de respiração, respiração ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito.
- Contato com a pele: Pode irritar a pele causando erupção da pele e sensação de ardência. Altas concentrações podem causar queimaduras.
- Contato com os olhos: Causa irritação, vermelhidão e dor. Pode causar queima e possível dano para a visão.
- Ingestão: Pode causar dor abdominal, náusea, cólica e diarreia, distúrbios circulatórios, depressão do sistema nervoso central, irritabilidade, inquietude, convulsões, cianose, colapso respiratório e cardiovascular, e morte.