O Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT) repudia as declarações racistas, misóginas e preconceituosas do Senhor Júlio Marcos de Deus Saraiva contra a Deputada Federal Benedita da Silva publicadas em conta pessoal dele em uma rede social.
Em 2017, Saraiva recebeu título de “Honra ao Mérito” em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), contudo tais declarações não correspondem com a honraria concedida. O Deputado Bordalo solicitará abertura de um processo junto à Alepa para revogar o Decreto Legislativo N° 47/2016, que concedeu o título ao Sr. Saraiva.
A Deputada Benedita da Silva foi a primeira senadora negra do Brasil, é uma referência na luta aos direitos de homens e mulheres negras, uma ativista pela igualdade racial. As declarações do Sr Saraiva expressam, lamentavelmente, o racismo impregnado que o nosso país vive.
Leia mais: PL prevê cotas para candidatos negros em concursos públicos no Pará
O Deputado Bordalo presta solidariedade à parlamentar que, junto à sociedade, encampou a luta para que os partidos recebam recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral destinado às campanhas de candidatos negros e candidatas negras, provado nesta terça-feira (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Esta conquista representa mais um avanço no combate ao racismo e tem o total apoio do Deputado Bordalo.