Homenagem ao Padre Bruno: Usina da Paz da Cabanagem poderá levar o nome do sacerdote

A proposta é de autoria do deputado Bordalo, que apresentou projeto de lei na Alepa
Créditos/Divulgação: Arte Sarah Sousa

No dia 29 de maio completou um ano sem o Padre Bruno Sechi e para homenagear o legado de mais de 50 anos de atuação em defesa da justiça social e cultura de paz em Belém, o deputado Bordalo apresentou Projeto de Lei para que a Usina da Paz no bairro da Cabanagem passe a ser denominada Usina da Paz Pe. Bruno Sechi.

O projeto foi protocolado nesta terça-feira (01) em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). As Usinas da Paz (UsiPaz) integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), política pública implementada pelo Governo do Estado que objetiva a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário; ações sociais que pautaram a luta de Padre Bruno. 

“O nome de Bruno Sechi associado às Usinas pela Paz ao meu juízo representa uma forma maravilhosa os objetivos de um projeto, que vem lutando para alterar a paisagem violenta de Belém e da região metropolitana”, defendeu Bordalo na tribuna do plenário Newton Miranda.

Natural da Sardenha, na Itália, Bruno Sechi tem uma história de mais de cinco décadas na capital paraense, terra onde ele se sensibilizou com a vida difícil de famílias de moradores da periferia e criou, o então chamado Movimento da República do Pequeno Vendedor, em 1970. 

Por meio da educação popular, Padre Bruno reunia jovens e adultos para dar início a um movimento social, hoje denominado Movimento República de Emaús, que busca criar redes de articulação e práticas que resultam em garantir e defender os direitos da criança e do adolescentes, além de prestar assistência social às famílias mais vulneráveis. 

O deputado Bordalo, ainda durante a sessão, destacou que “as Usinas pela Paz estarão presentes em Belém com uma unidade em um grande complexo social de articulação comunitária, de reuniões, de integração de órgão, de oferta de política pública, de empoderamento econômico, de atenção à violência contra mulher, de acolhimento à crianças e adolescentes, oferta de encaminhamentos para a saúde, cuidados com idosos e pessoas com deficiência”.

O parlamentar ainda defendeu que a escolha da UsiPaz seja no bairro da Cabanagem devido contemplar a área de atuação ter relação direta com as ações em que o Padre atuava e tinha presença constante.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content