Em mais um dia de negociações para buscar saídas à greve dos professores da rede pública estadual, o líder do Governo na Alepa, deputado Márcio Miranda trouxe poucas informações sobre o fim do imbróglio na educação do Pará. Durante reunião na sala dos ex-presidentes da Alepa, realizada agora pela manhã, o deputado informou que novas datas de reuniões serão marcadas para tentar chegar a um acordo com os trabalhadores.
Durante a reunião, entrei em contato com membros do MEC (Ministério da Educação), que confirmaram a vinda do secretário de Articulação Federativa do MEC, Carlos Abicalil, nos dias 26 e 27 de outubro.
Na programação da visita do representante do MEC, já está assegurada agenda com membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), do Governo do Estado e da Comissão de Educação da Alepa. Além disso, o Ministério está organizando um protocolo de referências para que as solicitações dos professores sejam enquadradas.
Deixei claro na reunião que o problema não está no Governo Federal. A verdade é que temos que ter uma resposta do Governo do Pará que atenda as justas reivindicações dos professores e ajude a categoria a sair do impasse em que se encontra por falta de diálogo efetivo. Para hoje ainda está marcada nova reunião com membros da Secretaria de Educação. Agora, é torcer para o bom senso do governo do Pará imperar, com o atendimento das reivindicações feitas pelos trabalhadores na educação.