Emenda da bancada do PT estende pensão vitalícia a todos os servidores

Créditos: Evandro Leal/Agência Freelancer/Folhapress

Emenda de autoria da bancada do PT ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) n°16/2019 foi aprovada em sessão extraordinária nesta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e estende a todos os servidores públicos pensão vitalícia para o cônjuge ou companheiro à remuneração do cargo em caso de morte do servidor.

Antes o benefício era destinado somente para os dependentes de policias civis, agentes penitenciários e monitor socioeducativo. A bancada do PT é representada pelos deputados estaduais Bordalo, Dirceu Tem Caten e Dilvanda Faro. A PEC 16, projeto que o deputado Bordalo considera uma afronta aos direitos dos trabalhadores, é de autoria do Poder Executivo e busca alterar as regras do sistema previdenciário do funcionalismo público para adequar à Reforma da Previdência Federal.

A emenda apresentada em segundo turno recebeu 28 votos favoráveis. Ao todo os parlamentares petistas propuseram seis emendas aos projetos que alteram as regras da previdência no Estado do Pará. Esta é a segunda emenda aprovada em plenário. A primeira emenda retirou o art. 2° do Projeto de Lei (PL) nº 386/2019, que estabelecia um número limite à participação de servidores em mandato classista.

Leia maisEmenda da bancada do PT assegura licença classista

Mais três emendas apresentadas pela bancada propuseram alterações à PEC 16 para a redução da alíquota de 14% para 9% até um salário mínimo com escalonamento, diminuição da idade mínima de 63 anos para homens e 59 anos para as mulheres e alteração do período adicional de 100% para 30% do tempo que faltaria para atingir o tempo mínimo de contribuição. As emendas não obtiveram os votos necessários para serem aprovadas.

Os parlamentares ainda apresentaram emenda para alterar o art. 1° do PL n° 10/2019, que altera, acrescenta e revoga dispositivos da lei Complementar de n.º 39/2002, o da aposentadoria por incapacidade permanente, para que o valor da alíquota de contribuição do servidor ativo, inativo e pensionista seja gradativa com o passar dos anos.

Ao todo o Executivo enviou ao Legislativo um conjunto de projetos que estabelecem mudanças na Previdência distribuídas em três propostas de Lei Complementar (10/2019, 11/2019 e 12/2019), no Projeto de Lei (386/2019) e as que se inscrevem no texto da Constituição Estadual, autorizadas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16/2019.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.