A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Agricultura Familiar no Pará foi proposta pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O objetivo é fortalecer as atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, possibilitando uma maior integração com a […]

Deputado propõe Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar

Sem categoria




A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Agricultura Familiar no Pará foi proposta pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O objetivo é fortalecer as atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, possibilitando uma maior integração com a cadeia de agronegócios, garantindo aumento da renda dos produtores.


A Frente Parlamentar também vai realizar estudos, promover debates e propor medidas no sentido de sensibilizar a sociedade para a necessidade de maiores investimentos na agricultura familiar, importante geradora de empregos no campo e responsável por grande parte da produção de alimentos que abastece o mercado interno.


Para o deputado Carlos Bordalo, a criação desta Frente Parlamentar é essencial para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo agricultor familiar. “É muito importante integrar esse pequeno produtor rural à cadeia de agronegócios, pois vai trazer benefícios como aumento da renda e do valor do produto. Um outro ponto é a valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares”, ressalta.


A agricultura familiar se caracteriza pela produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática diz respeito a pequenas propriedades rurais. 


De acordo com os dados do novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar tem capacidade para colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável. No Brasil, representa 84% de todas as propriedades rurais e emprega pelo menos cinco milhões de famílias. O documento da ONU confirma estes dados ao mencionar que a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela maioria dos produtos que chegam à mesa da população. 


Segundo a ONU, apesar da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do país, diversos agricultores familiares vivem em situação de pobreza e de insegurança alimentar. Para modificar esse cenário, a entidade recomenda maiores investimentos, especialmente em inovação, por meio de novas ideias, tecnologias e processos.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Legal

    Permalink

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.