fbpx

Bordalo solicita instalação de telas de proteção em shoppings do Pará

Bordalo apresentou a proposição com o objetivo de inserir mais uma medida de cuidado com o tema
Bordalo

O deputado Bordalo (PT) protocolou, nesta terça-feira (24), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção nº 374/2022 que solicita providências a todos os Shoppings Centers do Estado para que adotem medidas de proteção para inibir tentativas de suicídio.

A proposição pede ao Ministério Público do Pará (MPPA) que, em caráter de urgência, tome providências junto a esses estabelecimentos para inserir em áreas descobertas com grandes altitudes a instalação de telas que impeçam pessoas que circulam pelas instalações dos shoppings tentem tirar sua própria vida.

O parlamentar, registra que apenas em duas semanas tomou conhecimento,  do registro de pelo menos três suicídio somente em Belém e dois deles ocorridos nas dependências de um shopping center localizado no bairro do Reduto em Belém.

Informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas no relatório “Suicide Worldwide” produzido em 2019, relata que o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com a OMS as taxas de suicídio caíram nos 20 anos entre 2000 e 2019, com diminuições de 36%, diminuições variando de 17% na região do Mediterrâneo Oriental a 47% na região europeia e 49% no Pacífico Ocidental, entretanto na região das Américas as taxas de suicídio aumentaram 17% no mesmo período de levantamento dos dados.

Bordalo- Saúde Mental é uma pauta coletiva e urgente

Bordalo enfatiza na proposição que o diálogo sobre saúde mental não pode se limitar apenas à campanha do setembro amarelo. Ele considera que a pauta é resultado de um conjunto de fatores de riscos genéticos, psicológicos, sociais e/ou culturais que podem agregar também experiências de trauma e perda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que pelo menos 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, além disso registra que esta pauta é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, acrescentando que 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. 

Nesse sentido, Bordalo reconhece na proposição que este problema precisa de estratégias integrativas que englobem além do trabalho individual, mas também um trabalho coletivo e orienta que o Ministério Público recomende à direção dos Shoppings Centers a realização de forma integrada com as Secretarias de Estado de Saúde Pública e Secretaria de Estado de Educação, com apoio técnico do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Estado Pará ações e campanhas de promoção que trabalhem saúde e cuidados relacionados ao suicídio.

A proposição foi encaminhada ao conhecimento da direção de todos os shoppings Centers de Belém, da Secretaria de Estado de Educação,da Coordenação de Saúde Mental do Estado, da Referência Técnica de Saúde Mental do Município de Belém, de todos os Centros de Atenção Psicossocial do Estado do Pará (Gestão Estadual e Municipal), da Câmara dos Vereadores de Belém, dos Jornais O Liberal e Diário do Pará, da Universidade Federal do Pará e Estadual do Pará, do Conselho Estadual de Psicologia e de Medicina. 

Veja Mais

Rolar para cima