Bordalo solicita apoio psicológico para profissionais de saúde de linha de frente à covid-19 no Pará

Foto: Pikisuperstar/Freepik/Divulgação

Por meio de moção n° 179/2021, o deputado Bordalo solicitou ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, que seja criada uma Linha de Apoio aos Profissionais da Saúde  (LAPS) e seus familiares no âmbito do Estado do Pará em virtude da  situação de calamidade pública oficialmente decretada, em decorrência do coronavírus (covid-19).

O objetivo é proporcionar, por meio de um profissional especializado em saúde mental, acolhimento, orientação e suporte emocional aos profissionais da saúde e aos seus familiares, que estão na linha de frente da COVID-19.

De acordo com o documento, muitos profissionais relatam que o medo não é exatamente de ser infectado, mas de que a sua contaminação possa representar um risco às pessoas que estão no seu convívio ou ao seu redor, seja em casa, nas relações de amizade, nos hospitais ou postos. “O certo é que as equipes hospitalares estão tensas, preocupadas, ansiosas, muitas estão adoecidas física e mentalmente. Isso está ocorrendo de forma tão intensa que, em alguns casos, se constitui num impeditivo para a realização do trabalho e repercute uma série de prejuízos que em outros momentos jamais seriam imaginados”.

A proposição ainda sugere que o atendimento também deverá se estender aos familiares que convivem com os profissionais da saúde, como esposa(o), companheira (o), filho (a), pais, e outros que convivam no mesmo ambiente familiar e também estão sofrendo forte impacto emocional advindo da crise instaurada pela pandemia do Covid-19.

A moção foi protocolada à mesa diretora na última terça-feira, dia 30 de março. Em 2020, o deputado Bordalo apresentou um Projeto de Lei com este mesmo objetivo, mas recebeu parecer contrário, mas diante do quadro de profissionais que se encontram adoecidos, o parlamentar sugeriu apresentar a proposição ao Governo do Estado.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.