Foto: Reprodução Site O Liberal
Com o objetivo de melhorar as condições no sistema de saúde de São Domingos do Capim, o deputado Bordalo (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção solicitando a disponibilização de uma ambulância para atender a população do município.
Lideranças do município de São Domingo do Capim e a vice-prefeita Jany Martins, dirigiram um apelo à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Casa Legislativa, a qual o deputado é Presidente solicitando que sejam demandados todos os esforços junto ao Governo do Estado para providenciar uma ambulância que possa atender a população que utiliza o sistema de saúde do município.

De acordo com os relatos, a realidade de saúde no Capim é bem distante do ideal, já que o município não possui ambulâncias suficientes para atender seus quase 33 mil habitantes e isso tem gerado enormes transtornos e prejuízos à população.
Em um período de pandemia e sucateamento do Sistema Único de Saúde- SUS que tem sofrido com a precarização e cortes de subfinanciamento, a ausência de um meio de transporte básico como a ambulância demonstra ser uma situação preocupante.
Ambulância
O parlamentar ressalta no documento que o tempo de espera para atender a um chamado é elevado, haja vista que faltam ambulâncias para atender as ocorrências e isso aumenta as dificuldades nos casos em que o paciente necessite ser transferido para outro hospital ou para outra localidade, o que pode muitas vezes ocasionar óbitos.
Ele ressalta também que a urgência na disponibilização do transporte a São Domingos tem a finalidade de diminuir o tempo de espera nos atendimentos de urgência e emergência, para que assim a população possa ser melhor atendida e consiga ter acesso aos hospitais e Upas de forma segura e rápida.
A moção foi encaminhada para o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Pará, para a Casa Civil, à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração e para a Prefeitura e Câmara Municipal de São Domingos do Capim.
Você precisa fazer login para comentar.