Bordalo propõe que festa da Chiquita seja reconhecida como Patrimônio Cultural imaterial do Pará

Sem categoria

A festa da Chiquita é uma das expressões culturais históricas em Belém. Nesta terça-feira (11), durante sessão na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Bordalo (PT) apresentou Projeto de Lei para que a festividade seja reconhecida como Patrimônio Cultural imaterial do Estado.

Idealizada e criada pelo sociólogo carioca, Luís Bandeira, na década de 70 e festa ganhou outra dinâmica a partir de 1990, quando passou a ser coordenado pelo artista Elói Iglesias, tornando-o uma festividade voltada para um público mais alternativo.

O evento cultural ocorre na Praça da Republica, logo após a passagem da trasladação do Círio de Nazaré. Apesar da “Chiquita” não integrar o calendário nazareno a festa já é tombada pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Ressalta-se que o patrimônio artístico e cultural de um povo é um bem que precisa ser preservado, sob pena de se perder a própria identidade. Ele nos serve de referência histórica, social e econômica.  São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

No Brasil, cuja diversidade cultural se iguala a poucos países, esse ativo é um fator que nos diferencia. No entanto, apesar de sermos tão ricos culturalmente, o índice de valorização desse imenso patrimônio ainda é baixo.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.