fbpx

Bordalo alerta para risco de surto de meningite na Central de Triagem Metropolitana II


Dois casos de meningite bacteriana na Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), em Ananindeua, foram confirmados ontem (11) pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). Segundo noticiado pela imprensa, os detentos apresentaram os sintomas da doença no último sábado (8) e foram encaminhados para o Hospital João de Barros Barreto, para diagnóstico e tratamento. A vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua já foi notificada. 

Para o deputado estadual Carlos Bordalo, o quadro é extremamente preocupante, uma vez que a doença é altamente contagiosa e pode levar à morte. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, o parlamentar já enviou ofício ao Conselho Penitenciário Estadual e ao Ministério Público Estadual, solicitando relatório detalhado da situação, assim como as medidas para impedir a proliferação da contaminação. 

“Sabemos que as medidas profiláticas reduzem em 95% a chance de infecção, mas bastam 5% para levar as pessoas à morte”, diz o parlamentar, que teve o pai e um irmão vítimas da doença. “É preciso, portanto, que sejam tomadas providências imediatas, junto ao Sistema Penitenciário do Estado e à Secretaria de Estado de Saúde Pública”, reforça. 

Bordalo ressalta que as unidades prisionais do Estado possuem superlotação, o que facilita a proliferação de doenças, com risco de contaminação inclusive das visitas e dos agentes que trabalham nessas unidades. “Numa situação calamitosa como a que vivemos, qualquer portador de doença grave pode infectar outras pessoas, se espalhando pela cidade e ocasionando um problema gravíssimo de saúde pública. Basta um indivíduo contaminado para que muitas pessoas estejam em risco. Estamos exigindo providências firmes e urgentes do poder público”. 
  
Leia a reportagem sobre o caso aqui

Veja Mais

Rolar para cima