Alepa reconhece Guitarrada como Parimônio Cultural do Pará‏

Sem categoria

Blog do Bordalo mestrevieira
A guitarrada está perto de ser definitivamente paraense. A Assembleia Legislativa do Pará aprovou nesta quinta-feira, 10.02, em todos os turnos de votação, projeto de lei que reconhece o gênero musical “Patrimônio Cultural do Estado”. O projeto é de minha autoria. Esta aprovação fortalece e representa ainda mais as tradições e costumes paraenses. Esta lei visa preservar, conservar e proteger esta forma de expressão da cultura popular paraense. Após ser aprovada em plenário a lei será encaminhada para sanção governamental.

Esta matéria é uma forma de valorizar aquilo que é do Pará, além de garantir que a identidade paraense seja preservada. O Pará tem perdido muitas coisas ao longo da sua história, por que não tem defendido o que é seu, não tem defendido nossas riquezas florestais, nossas riquezas minerais. Com este projeto estou defendendo o que é nosso.

Ritmo – A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental nascido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda entre outros. É também chamado de lambada instrumental. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Calypso, Cravo Carbono, La pupuña. O seu criador é o Mestre Vieira, como é mais conhecido. Batizado pelo nome de Joaquim de Lima Vieira, nascido em Barcarena, no dia 29 de outubro de 1934. Este estilo tem como marco o disco Lambadas das Quebradas lançado pelo guitarrista em 1978.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Parabéns Bordalo.
    Grande iniciativa.

    Permalink

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte