A importância de atividades econômicas de base comunitária em Curralinho, no Marajó.

Sem categoria
Comunidades ribeirinhas de Curralinho podem colaborar para o desenvolvimento econômico do município / Lilian Campelo

Curralinho, situado na região do Marajó, estado do Pará, já foi produtor de arroz, mas atualmente a falta de apoio à assistência técnica, produção e comercialização não têm permitido que outros produtos como a banana e o açaí abasteçam o mercado interno.

Diferente de outros municípios como Soure e Salvaterra, que despontam para o potencial turístico Curralinho possui outras belezas, mas o seu forte econômico está na agricultura familiar. Para o deputado Bordalo (PT-PA) é necessário pensar em desenvolvimento social e econômico a partir das atividades locais.

“Então em Curralinho, assim como em outros municípios, o desenho está dado, tem que partir das potencialidades locais, costurar um programa e um projeto que tenha sentido global, mas não um sentido global de se impor sobre as especificidades, no sentido global que se realize e se fortaleça a partir das especificidades das comunidades, da sua base comunitária”, argumenta.

O deputado Bordalo e o ex-prefeito de Curralinho estiveram em sete comunidades

Nos dias 24 e 25 de agosto Bordalo e o ex-prefeito de Curralinho, Léo Arruda, estiveram em sete comunidades ribeirinhas: Santa Rosa II, Sagrado Coração de Jesus, Santa Catarina de Sena, Piedade, Sagrada Família, São Sebastião e Madureira; e se reuniram com as lideranças locais que relataram os problemas e entraves para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Veja as fotografias das reuniões e o modo vida nas comunidades 

Em muitas dessas comunidades ribeirinhas era a primeira vez que um deputado estadual as visitava, como relata o coordenador da Comunidade São Sebastião, João de Oliveira Melo, de 49 anos, mais conhecido como Cartucho.

“É a primeira vez que um parlamentar visita a nossa comunidade, nós ficamos felizes em saber que não estamos sozinhos, tem um parlamentar que está se importando também com as nossas dificuldades (…) e a certeza que temos um parlamentar que está na ALEPA nos defendendo na agricultura familiar no interior do município de Curralinho”.

A partir das visitas foi possível verificar que o açaí desponta como principal produto, assim como a farinha, milho e outras culturas. A madeira também é outro item que garante geração de renda a muitas comunidades, contudo o deputado Bordalo avalia que é necessário um programa de manejo florestal que permita a utilização dos recursos da floresta de forma sustentável, e não predatório, causando o desmatamento.

Para Leo Arruda, ex-prefeito de Curralinho pelo partido dos trabalhadores, a visita do deputado Bordalo nas comunidades foi significativa, principalmente para a construção de um novo planejamento para o município.

“Vamos entra em um novo cenário de disputa para o município e o deputado fez com que o povo entendesse que é preciso fazer um novo planejamento no município e trabalhar uma nova metodologia de desenvolvimento econômico na nossa região. (…) agregando valores na produção, qualificando a produção e relacionando atividades”, explica.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.