A importância de atividades econômicas de base comunitária em Curralinho, no Marajó.

Sem categoria
Comunidades ribeirinhas de Curralinho podem colaborar para o desenvolvimento econômico do município / Lilian Campelo

Curralinho, situado na região do Marajó, estado do Pará, já foi produtor de arroz, mas atualmente a falta de apoio à assistência técnica, produção e comercialização não têm permitido que outros produtos como a banana e o açaí abasteçam o mercado interno.

Diferente de outros municípios como Soure e Salvaterra, que despontam para o potencial turístico Curralinho possui outras belezas, mas o seu forte econômico está na agricultura familiar. Para o deputado Bordalo (PT-PA) é necessário pensar em desenvolvimento social e econômico a partir das atividades locais.

“Então em Curralinho, assim como em outros municípios, o desenho está dado, tem que partir das potencialidades locais, costurar um programa e um projeto que tenha sentido global, mas não um sentido global de se impor sobre as especificidades, no sentido global que se realize e se fortaleça a partir das especificidades das comunidades, da sua base comunitária”, argumenta.

O deputado Bordalo e o ex-prefeito de Curralinho estiveram em sete comunidades

Nos dias 24 e 25 de agosto Bordalo e o ex-prefeito de Curralinho, Léo Arruda, estiveram em sete comunidades ribeirinhas: Santa Rosa II, Sagrado Coração de Jesus, Santa Catarina de Sena, Piedade, Sagrada Família, São Sebastião e Madureira; e se reuniram com as lideranças locais que relataram os problemas e entraves para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Veja as fotografias das reuniões e o modo vida nas comunidades 

Em muitas dessas comunidades ribeirinhas era a primeira vez que um deputado estadual as visitava, como relata o coordenador da Comunidade São Sebastião, João de Oliveira Melo, de 49 anos, mais conhecido como Cartucho.

“É a primeira vez que um parlamentar visita a nossa comunidade, nós ficamos felizes em saber que não estamos sozinhos, tem um parlamentar que está se importando também com as nossas dificuldades (…) e a certeza que temos um parlamentar que está na ALEPA nos defendendo na agricultura familiar no interior do município de Curralinho”.

A partir das visitas foi possível verificar que o açaí desponta como principal produto, assim como a farinha, milho e outras culturas. A madeira também é outro item que garante geração de renda a muitas comunidades, contudo o deputado Bordalo avalia que é necessário um programa de manejo florestal que permita a utilização dos recursos da floresta de forma sustentável, e não predatório, causando o desmatamento.

Para Leo Arruda, ex-prefeito de Curralinho pelo partido dos trabalhadores, a visita do deputado Bordalo nas comunidades foi significativa, principalmente para a construção de um novo planejamento para o município.

“Vamos entra em um novo cenário de disputa para o município e o deputado fez com que o povo entendesse que é preciso fazer um novo planejamento no município e trabalhar uma nova metodologia de desenvolvimento econômico na nossa região. (…) agregando valores na produção, qualificando a produção e relacionando atividades”, explica.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Tamanho da Fonte