Paulo Freire receberá homenagem em Sessão Especial na Alepa

As homenagens ao patrono da educação brasileira buscam enfatizar planos para a educação popular em Belém
Créditos/Divulgação: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire - RJ

Referência mundial para os estudos em educação, Paulo Reglus Freire foi um pensador que criou o movimento de pedagogia crítica. Em homenagem ao seu centenário, na manhã de quarta-feira (03), o Deputado Bordalo (PT-PA), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) solicitando uma sessão especial para homenageá-lo.

Ao apresentar a proposição, o parlamentar disse que a sessão especial para o pedagogo está prevista para maio e busca receber educadores, alunos e todos os interessados em discutir um projeto de educação renovado e libertador ao Pará. Além disso, uma série de homenagens e atividades iniciarão em setembro deste ano.

O parlamentar foi acionado por uma rede coletiva de educadores, instituições, movimentos sociais, entre outras pessoas da sociedade civil para discutir uma postura do parlamento em relação à realização de atividades e ações visando a Educação Popular. O grupo também formulou uma carta manifesto com propostas para a política de Educação Popular em Belém e para as celebrações em torno dos 100 anos de Paulo Freire.

Leia Mais: Campanha publicitária à imunização contra covid-19 no Pará é proposta de PL na Alepa

POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

A educação popular busca valorizar os saberes já existentes das pessoas e seu cotidiano cultural para enfim criar novos conhecimentos. Uma pauta fundamental dos movimentos sociais e que também está relacionada com a história política e social do deputado Bordalo.

A proposta de Freire diz que o ensino é uma ferramenta de libertação do pensamento crítico à realidade do estudante e a ampliação dessa consciência social é um caminho para atingir a autonomia. Ele orientou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias ensinando fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores.

Texto: Thais Peniche – estagiária na comunicação do Deputado Bordalo

Revisão: Lilian Campelo

Edição e arte vídeo: Sarah Souza


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.